PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

✊🏾✊🏻✊🏾✊🏻 Sindicato reintegra metalúrgico com estabilidade pré-aposentadoria

judge-3665164_960_720

Na Convenção Coletiva da categoria metalúrgica de Caxias do Sul e Região há uma cláusula que garante a estabilidade pré-aposentadoria pelo período de um ano. A cláusula trigésima segunda diz que “O empregado que estiver a 12 (doze) meses de sua possível aposentadoria, excluída a aposentadoria por invalidez, terá durante este período, garantia de emprego …”

Desrespeitando a Convenção, no dia 27 de junho, a empresa Susin Francescutti demitiu um trabalhador com estabilidade de pré-aposentadoria. Para garantir o direito do metalúrgico Dionir Manuel Albano, o advogado do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudio Libardi Jr., apresentou um Mandado de Segurança no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

Nesta quinta-feira, 18 de julho, Albano, acompanhado dos diretores sindicais (Gilson e Remi), foi reintegrado, com a liminar concedida pelo desembargador Marcelo D’Ambroso que determinou “a reintegração imediata do autor no emprego, nas mesmas condições de cargo, de função e de setor anteriores ao seu desligamento”.