PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Ação do Sindicato dos metalúrgicos garante licença remunerada a trabalhadores da Unylaser

Após o recebimento de várias denúncias envolvendo a concessão de férias indevidas, o Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (STIMMME) iniciou uma operação para apurar os relatos recebidos pelos canais de comunicação da entidade. O setor jurídico e a diretoria do sindicato dividiu tarefas entre reuniões com empresas, assembleias nas portas das fábricas, reuniões com o sindicato patronal e, em alguns casos, ingresso de ações judiciais.

A maioria dos casos foram resolvidos sem o envolvimento da Justiça e, inclusive, grande parte das empresas concederam o período de férias aos seus funcionários de acordo com a convenção coletiva ordinária sem a necessidade de intervenção direta. Entre os casos em que houve descumprimento, no entendimento do sindicato dos trabalhadores, está a Unylaser Indústria Metalúrgica Ltda, que decidiu iniciar o período entre os dias 24/12/20 e 03/01/2021. Essa decisão gerou ações do sindicato dos trabalhadores para buscar corrigir essa questão. Após tentativas de negociação com o setor de recursos humanos da empresa, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou uma assembleia na porta da fábrica para informar os trabalhadores sobre o tema. A ação sindical sofreu tentativa de coação por parte de um dos gerentes da empresa que filmava e proferia xingamentos aos diretores que falavam aos trabalhadores. Parte da atividade foi filmada e publicada com edições na tentativa de manchar a imagem do sindicato dos trabalhadores. Alguns políticos da cidade utilizaram as imagens adulteradas para alavancar sua carreira.

Enquanto alguns oportunistas buscavam desviar o foco da ação sindical, todos os setores da entidade seguiam empenhando esforços para garantir o direito dos trabalhadores da empresa. A equipe jurídica conseguiu, então, agendar uma audiência de conciliação para a data de hoje (18/12/20) para buscar resolver a demanda. Na ocasião estiveram presentes os advogados e representantes de cada parte. Após a apresentação da pauta por parte do juiz, ambas as partes apresentaram seus argumentos e buscaram um entendimento. Ao final da audiência, o acordo homologado garantiu dias a mais de licença. Os trabalhadores e trabalhadoras dessa empresa poderão, portanto, gozar de férias e licença remunerada no período entre os dias 24/12/20 e 04/01/21, retornando aos postos de trabalho no dia 05/01/21.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Sr. Assis Melo, o acordo permite que o equilíbrio seja restabelecido. “Nós sempre buscamos o diálogo e o melhor entendimento, a única coisa que nunca abrimos mão é a garantia de direitos da categoria. Temos nossos meios de luta por direitos e nossa categoria precisa ser respeitada e valorizada. Seguimos na luta”, enfatiza. Ao final da reunião, que aconteceu de forma virtual e remota, os advogados ajustaram o termo para ser homologado e a empresa se comprometeu em fazer os movimentos necessários nos próximos dias para alterar as datas conforme o acordo.