PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Ação sindical garante testagem em massa em empresa metalúrgica após registro de surtos de covid-19

Após denúncias de surtos de Covid-19, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul organizou uma grande movimentação para apurar as condições sanitárias em empresa metalúrgica de Caxias do Sul. Desde o início do estado de calamidade pública instalado pela pandemia, a entidade vem propondo alternativas para a defesa da vida dos trabalhadores e trabalhadoras de toda a região.

A principal luta do movimento sindical é pela vacina já, para garantir a ampla imunização de toda a população. A única maneira de proteger a saúde e possibilitar a retomada da economia é através da vacinação e do respeito às recomendações dos órgãos de saúde. Apesar dessa importância, empresas que registram um grande número de casos positivos da doença insistem em negligenciar ações eficazes para frear a contaminação, colocando o lucro acima da vida das pessoas.

Diante disso, funcionários e diretores do Sindicato foram mobilizados para apurar as denúncias de surto de Covid-19 na G-Paniz. Após tentativa de diálogo para tratar o tema, a empresa não apresentou medidas concretas para enfrentar o alto índice de transmissão do vírus na fábrica. Dos cerca de 200 funcionários, mais de 50 estão ou já tiveram contato com a doença e em casos mais graves, trabalhadores foram entubados.

Com isso, a estrutura jurídica do Sindicato foi acionada e ingressou com ação judicial para buscar a garantia de medidas de proteção à vida dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa. Em perícia determinada pelo juiz responsável pelo caso, foram averiguadas as condições sanitárias do local de trabalho e o resultado apresentado pelo laudo técnico indicou a realização de testagem em massa, além da sanitização de toda a planta fabril como solução para o problema.

A partir da ação do sindicato e andamento do processo, houve acordo firmado judicialmente entre a empresa e o Sindicato, onde garante testagem RT-PCR à todos os trabalhadores e trabalhadoras da G-Paniz na próxima segunda-feira (10/05). Os espaços e locais de trabalho passarão por desinfecção já neste final de semana, além do compromisso na justiça da empresa seguir Plano de Contingência para a prevenção, monitoramento e controle da transmissão da COVID-19.

Os diretores sindicais e advogados seguirão acompanhando e apurando todos os casos, buscando a preservação da vida e de segurança dos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicas da região.