Casa, comida e transporte: está tudo mais caro. As altas vêm ocorrendo todos os meses, mas o mês de julho registrou um salto de preço ainda maior. Ou seja, o país caminha a passos rápidos para um lugar de destaque no mapa da fome mundial.
Segundo levantamento do IBGE, divulgado nesta sexta (20), artigos básicos de alimentação e transporte estão mais caros e foram responsáveis pelo aumento da inflação este mês. A população mais pobre é a maior vítima, já que ônibus, gás, carne, arroz e leite estão entre os vilões do momento.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve em julho a maior variação para o mês desde 2004 e ficou em 0,64%.Com o resultado, a taxa no ano está acumulada em 3%. Em 12 meses, subiu para 4,53%, passando de 5% na região metropolitana de São Paulo.
Itens básicos, como alguns alimentos, gás de cozinha e energia elétrica, tiveram alta neste mês.
Ônibus e moradia