PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Assembleia Geral Virtual reúne centenas de metalúrgicos e metalúrgicas na noite desta sexta-feira (29/05)

A primeira Assembleia Geral Virtual realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos confirma o que já é de conhecimento de todos: a entidade segue forte e a força vem da união da categoria. Na noite desta-sexta-feira, 29 de maio, o encontro da categoria para tratar sobre a Campanha Salarial 2020 foi feito através do aplicativo Zoom e transmitido ao vivo pelo Facebook. Cerca de 100 metalúrgicos participaram pelo APP, enquanto mais de 900 visualizaram a live na rede social.

O presidente da entidade, Assis Melo, abriu a reunião anunciando o resultado da pesquisa executada on-line, desde segunda-feira, 25 de maio, onde metalúrgicos e metalúrgicas puderam votar em cinco propostas, de um total de 12, que deveriam ser as principais reivindicações a serem levadas à mesa de negociação com o patronal.

Respectivamente, foram eleitas: 1º reposição salarial com índice de aumento real, 2º respeito à proteção aos empregos na vigência dos acordos coletivos firmados para o enfrentamento da pandemia, 3º  valor mínimo para o Planos de Participação dos Lucros e Resultados, 4º elevação do piso da categoria como forma de proteger os empregos e 5º obrigatoriedade da realização das rescisões de contrato de trabalho no Sindicato.

Assis falou da importância dos itens avaliados como primordiais pela categoria e ressaltou as demais cláusulas da Convenção Coletiva. “Essas são as cinco questões avaliadas como as principais pela categoria para serem levadas para negociação. Porém, as outras cláusulas, que são quase 80, não serão deixadas de lado. Elas seguem sendo defendidas pela direção”, salientou o presidente.

APROVAÇÃO DA PAUTA

O novo formato de assembleia exige a aprovação ou não da pauta também de forma on-line. Para isso, os metalúrgicos e metalúrgicas devem votar pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiK2MLooF0VGZOycX9QDAIXtRVLHZRpgo9VOUUIcJJvTwi2A/viewform, até domingo, 18h30min, quando o resultado será divulgado novamente ao vivo pelas duas plataformas utilizadas para assembleia geral.

“O Sindicato se atualiza, utiliza as plataformas, as redes sociais, tudo o que for possível para continuar perto do metalúrgico e da metalúrgica. Entretanto, não perde sua essência. O Sindicato tem que ser de luta. Para ser de luta é preciso unidade. Então, pedimos que, novamente, os metalúrgicos e metalúrgicas acessem o link anunciado para votar sobre a pauta da assembleia geral”, destacou Assis Melo ao final da assembleia.