PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Campanha Salarial 2019: primeira reunião de negociação ocorre dia 11

Site

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região inicia as rodadas de negociação do reajuste salarial deste ano com o patronal – SIMECS – na próxima terça-feira, 11 de junho, às 9 horas. A pauta de reivindicações, aprovada pela categoria na assembleia geral do dia 23 de fevereiro, foi entregue pela diretoria da entidade aos patrões no dia 14 de maio.

Este ano, o foco é a pauta econômica: reajuste e recomposição do poder de compra dos salários, INPC + acréscimo de aumento real; reajuste aplicado às cláusulas sociais como, por exemplo, quinquênio e auxílio creche; piso salarial de R$ 2.200 ou R$ 10 por hora de trabalho. As cláusulas sociais estão garantidas até 2020, pois foram negociadas por dois anos na Convenção de 2018.

 

Pesquisa

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou um estudo, com dados do DIEESE e do CAGED, que mostrou que a rotatividade achatou o salário em mais de 18% no último ano, e chega a 33% de perdas ao longo dos últimos seis anos.

“O metalúrgico e a metalúrgica estão sentindo o arrocho salarial. Nós estamos acompanhando o crescimento das empresas, que noticiam seus lucros na imprensa, com faturamento de bilhões. Se as empresas têm lucro, nada mais justo que os trabalhadores da categoria tenham ganho real em seus salários, já que o faturamento e o lucro se devem a mão de obra qualificada dos trabalhadores da nossa Região. Sendo assim, esperamos a sensibilidade dos patrões para termos uma boa negociação, com resultados positivos para Caxias, com reajuste que devolva o poder de compra para os metalúrgicos e metalúrgicas. Não acreditamos que os empresários queiram a miséria de Caxias”, avaliou Assis Melo, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.