PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

CAMPANHA SALARIAL 2020: UNIÃO PELO EMPREGO E PELA VIDA

Nossa campanha salarial neste ano será muito diferente das anteriores. Estamos vivendo um período de pandemia, o que nos exige muita união, participação, capacidade de negociação e diálogo.

Estamos inovando na participação, de forma democrática e transparente, estamos realizando mais essa consulta à categoria, para que todos participem e aumentem nossa força nessa hora tão difícil.

Afinal, o que está em discussão agora tem sido a nossa prioridade desde o início da doença: a luta pela SAÚDE, pela VIDA, a PROTEÇÃO DOS EMPREGOS e da RENDA dos metalúrgicos e das metalúrgicas.

O momento é de participar e fortalecer nossa união. Por isso, junto da campanha salarial, estaremos realizando a campanha “#NÃO DEMITA: PROTEJA O EMPREGO E A VIDA.” O foco é debater e propor saídas para a crise atual e para o futuro pós-pandemia. Vamos cobrar dos governos medidas mais abrangentes sobre o papel do estado na proteção da sociedade, dos direitos das pessoas e da economia.

TUA PARTICIPAÇÃO É FUNDAMENTAL!

Junto com a campanha #NÃO DEMITA, PROTEJA O EMPREGO E A VIDA, vamos fazer mais duas ações importantes: a campanha FORTALEÇA O SINDICATO, seja sócio. E a campanha SEJA SOLIDÁRIO com quem mais precisa, para doação de alimentos e gêneros de limpeza e prevenção à doença.

Nós, metalúrgicos e metalúrgicas, sempre estivemos na frente das grandes lutas na cidade de Caxias e na região. Vamos mostrar que nossa união, participação e solidariedade podem ajudar a superar a crise, proteger a vida e ajudar quem está precisando de alimentos e cuidado.

CONSULTA VIRTUAL DA CAMPANHA SALARIAL 2020

Queremos a tua opinião e participação sobre um conjunto de temas importantes. Selecionamos 12 pontos como prioridades neste momento, dentre os mais de 80 que compõem a nossa Convenção Coletiva, e que serão mantidos na negociação.

Você, ao votar, em modalidade de múltipla escolha até um limite de 05, vai nos dizer o que deve ser mais prioritário. Você também poderá acrescentar sugestões no campo destinado a esse fim.

O resultado dessa consulta nos subsidiará para debater com os empresários.

A consulta vai do dia 25 até o dia 29 de maio. Participe!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2HQR8q1_SlpwwgC2ln-OUYfmFkGlNEwpH2MNJrBCqfhYkYw/viewform

Nossa sugestão de prioridades para a CCT 2020:

  1. RESPEITO À PROTEÇÃO AO EMPREGO na vigência dos acordos coletivos firmados para o enfrentamento da pandemia, tendo em vista que algumas empresas têm desrespeitado essa cláusula;
  2. REPOSIÇÃO SALARIAL com índice de aumento real. O momento exige garantir a reposição do valor do trabalho, do emprego e a recuperação da renda;
  3. ELEVAÇÃO DO PISO DA CATEGORIA PARA PROTEGER O EMPREGO frente à rotatividade;
  4. RESPEITO À CARTEIRA ASSINADA e contrato celetista;
  5. VALOR MÍNIMO PARA OS PLANOS DE PARTICIPAÇÃO DE LUCROS E RESULTADOS: para empresas com até 50 funcionários, pagamento de R$ 1 mil de PPR; empresas com mais de 51 funcionários, pagamento como valor mínimo de um piso da categoria à título de PPR.
  6. AUXÍLIO CRECHE para a criança;
  7. REDUÇÃO DO VALOR DO TRANSPORTE, que hoje é de 3,5%;
  8. PRÉ-APOSENTADORIA: se o funcionário tiver 04 anos de empresa não poderá ser demitido se estiver há um ano de se aposentar ou já com pedido de aposentadoria;
  9. MULHERES: IGUALDADE SALARIAL ao ocupar os mesmos cargos que os homens;
  10. FIM DAS CÂMERAS DE VÍDEO nos locais de trabalho;
  11. OBRIGATORIEDADE da realização das rescisões de contrato de trabalho no Sindicato;
  12. Garantia de PERÍODO MÍNIMO DE 10 DIAS DE FÉRIAS entre 20 de dezembro e 05 de janeiro.