PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Caxias do Sul tem 11 casos confirmados de coronavírus

Segundo estudo, até agosto, município terá 51 mil pessoas infectadas

 

Até agosto, 51 mil pessoas devem ser infectadas com o coronavírus em Caxias do Sul. Dessas, 41 mil devem apresentar sintomas leves, 7668 serão hospitalizados e 345 serão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Essa projeção de casos de covid-19 no município, até o fim de agosto, foi apresentada em live nas redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde, pelo Prefeito Flávio Cassina e o Vice-prefeito e secretário de Planejamento, Edio Elói Frizzo, no fim da tarde desta quinta-feira (26). O estudo, realizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, faz parte do Plano de Contingência Municipal.

Na ocasião, o secretario Municipal da Saúde (SMS), Jorge Olavo Hahn Castro, atualizou o número de casos de coronavírus, que subiu para 11 (03 curados). Desses, 06 foram confirmados pelo Lacen e 05 pela rede privada. Dos quatro casos positivos que foram divulgados, um deles, um idoso de 62 está internado na UTI. Os demais estão em isolamento domiciliar.

O Município também apresentou o hospital de campanha, no Hospital Virvi Ramos, que tem capacidade para 49 leitos. “Nesse sentido, nós adotamos e estamos permanentemente reunidos com o Gabinete de Crise da Prefeitura, fazendo articulações, não só com a sociedade civil mas, especialmente, nos preparando para essa possível demanda”, informou Frizzo.

O Vice-prefeito também expôs a preocupação da Administração Municipal. “Desses 7.668 casos possíveis de internação, pelo menos 60% serão atendidos pelo SUS. Desses 7.668 existe a possibilidade real de que pelo menos 300 pessoas precisem ser internadas na Unidade de Tratamento Intensivo. Temos na cidade 100 leitos de UTIs, envolvendo toda rede, particular e privada”. Ele também reforçou que o Município está em tratativas com o Estado para ampliação das UTIs, levando em consideração que Caxias é um pólo regional.

Emocionado, o Prefeito Cassina reforçou o apelo às pessoas. “Nos vamos ajustando aos poucos as atividades que poderão voltar gradativamente. Estamos analisando os casos pontualmente para que não haja nenhum prejuízo e mais uma vez peço a compreensão de todos. Pelo amor de Deus, fiquem em casa, nos ajudem e compreendam o nosso papel!”.

 

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul