PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Chico Lopes: terceirização aprovada oficializa trabalho precário

chico lopes

“Com a aprovação da terceirização para todas as funções de qualquer empresa, decidida na noite desta quarta-feira, 22/3, o Congresso Nacional e o governo Temer rasgam a Carteira de Trabalho do brasileiro e provocam uma onda de precarização que terá graves efeitos sociais em todo o Brasil”. A avaliação é do deputado federal Chico (PCdoB-CE), que votou contra e denunciou o comportamento contrário aos trabalhadores da base do governo Temer, em mais uma votação de retirada de direitos.

 “Em poucos meses, já foram perdidos direitos sociais e trabalhistas que levaram séculos pra serem conquistados”, aponta o deputado cearense, lembrando a aprovação do congelamento dos investimentos sociais, inclusive em saúde e educação, por 20 anos (PEC 241/55), a mudança nas regras da exploração do pré-sal privilegiando o capital internacional, a reforma do Ensino Médio imposta por medida provisória. “E os próximos capítulos dessa história, com a reforma da Previdência e a reforma trabalhista. Só que o que eles chama de reforma na verdade é destruição dos direitos”.

Para Chico Lopes, a população, que realizou grandes manifestações em todo o País, no último dia 15/3, contra a reforma da Previdência, precisa se mobilizar ainda mais, diante de tantos ataques e tantos direitos que são retirados, “em poucos meses de um governo ilegítimo e que não conta com apoio nem de 10% do povo brasileiro”.

“Pejotiação” e “Quarteirização”

“Fica claro agora por que a FIEC pagou os patos amarelos nas ruas. Era pra liberar geral a terceirização, a quarteirização, a pejotização, a precarização do trabalho no Brasil”, relaciona Chico Lopes. “A consequência disso vamos ver rapidamente, na diminuição dos salários, na retirada de direitos, no trabalho precário, no aumento da marginalidade e da violência”.

Para Lopes, o momento é de reforçar a denúncia dos efeitos nefastos dessa decisão e a mobilização contra as reformas trabalhista e previdenciária. “As pessoas estão entendendo, cada dia mais, o que realmente aconteceu no Brasil. Estão vendo que foi tudo um golpe e que quem assumiu o poder está pagando a conta a quem fez o golpe acontecer. Mas está pagando com os direitos, com o dinheiro, com o suor e a dignidade do povo”.


Por Dalwton Moura

Fonte: Portal Vermelho

Seja o primeiro a comentar em "Chico Lopes: terceirização aprovada oficializa trabalho precário"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*