PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Como fazer sua máscara de proteção em casa

Um passo a passo para fabricar a máscara de pano em casa, como usá-la adequadamente, e como higienizá-la antes e após o uso para se proteger do coronavírus e proteger os outros

Ante a escassez mundial das máscaras faciais, embora profissionais e farmacêuticas sejam as mais adequadas, o EL PAÍS apresenta um passo de como fabricar uma máscara caseira. Ela ajuda a limitar a propagação de gotículas respiratórias que podem conter o vírus, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Mas não se esqueça de que a melhor forma de prevenir o contágio ainda é o isolamento sociallavar as mãos com água e sabão com frequência, cobrir a boca com o cotovelo ao tossir e espirrar, e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos.

1. Como fabricar uma máscara com dois pedaços de tecido de algodão?

Com dois pedaços de tecido de algodão, duas tiras elásticas e conhecimentos básicos de costura, é possível fabricar uma máscara.

Materiais que você vai precisar

• 2 tiras elásticas (podem ser elásticos para prender cabelo, gominhas ou tiras de tecido)

• Agulha e linha

• Tesouras

• Régua e lápis

• 2 retângulos de tecido de algodão de 25 cm por 15 cm

Recorte dois retângulos de tecido de algodão de 25 cm por 15 cm. Use algodão bem confeccionado, como um lençol ou um pano acolchoado.

Faça uma bainha de 0,6 cm nos lados mais compridos e uma bainha de 1,25 cm nos lados mais curtos.

Folha ou tecido

Bainha 1,25 cm.

Passo 3

Depois de fixar as bainhas com uma linha, introduza os elásticos nas bainhas mais largas. Serão as tiras que você usará para sujeitar a máscara nas suas orelhas. Após introduzir os elásticos, amarre os extremos.

Ao costurar as bordas, deixe espaço suficiente para o elástico.

Para isso, pode ser útil uma agulha grande ou um grampo.

Corte o elástico.

Passo 4

Puxe suavemente as tiras elásticas até que os nós fiquem dentro da bainha. Em seguida, junte os dois extremos da máscara unidos pelos elásticos até ajustá-los ao tamanho do seu rosto e costure os elásticos no tecido para fixá-los.

2. Como fabricar uma máscara com uma camiseta?

Se você não tem muita familiaridade com a costura, pode confeccionar uma máscara com uma camiseta velha (a ideia é ter duas camadas de tecido). Estes são os passos que você deve seguir:

Corte a parte inferior da camiseta, com uma largura de 17 a 20 cm.

Desse pedaço de camiseta, recorte um retângulo de 15 a 17 cm

Amarre as extremidades inferiores no pescoço e as superiores na cabeça, de modo que a máscara se ajuste ao seu rosto.

Faça um corte na metade das extremidades que restaram após a remoção do retângulo.

Faça um laço ou nó com as tiras resultantes

3. Que características deve ter uma máscara?

Para proteger o suficiente, a máscara deve ter pelo menos duas camadas, ajustar-se com facilidade ao rosto e cobrir do queixo até o nariz. Não poderá, em nenhum caso, dificultar a respiração.

4. Como usá-la adequadamente?

Deve se ajustar à cara com facilidade e cobrir do queixo até o nariz.

Deve ter pelo menos duas camadas.

Se a máscara perder a forma ao ser lavada, é melhor fabricar outra.

Deve permitir a respiração sem restrições.

A correta higiene das mãos, lavadas com água e sabão ou com um desinfetante a base de álcool, é condição imprescindível tanto para colocar como para retirar a máscara. Nunca toque os olhos, o nariz e a boca. Para desinfetá-la, é possível lavá-la numa máquina de lavar e sabão. Já o Ministério da Saúde brasileiro recomenda deixar a máscara de tecido imersa de molho por cerca de 20 minutos numa solução com água e sabão ou água sanitária. “E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

5. Que pessoas não devem usar a máscara?

Seu uso não é recomendável para crianças menores de dois anos, as pessoas com dificuldades para respirar e as que não podem retirar a máscara sem ajuda.

El País