PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Confira como ficou o PPR para trabalhadores e trabalhadoras do grupo Randon

O Programa de Participação de Resultados (PPR) é uma remuneração extra paga a partir dos lucros da empresa. Sua conquista é resultado da luta histórica dos trabalhadores e trabalhadoras por salários dignos e por condições mais justas nas relações de trabalho. 

Entre os meses de janeiro e fevereiro, as empresas do grupo Randon tiveram o período de eleições dos representantes dos trabalhadores para as chamadas comissões de PPR. O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul acompanhou todo o processo de eleição e negociação através de seus dirigentes sindicais nas empresas.

A luta por um valor digno no PPR é destaque na ação do Sindicato na Randon. Em fevereiro de 2010 trabalhadores da empresa unidos ao Sindicato mobilizaram uma greve de 14 dias, reivindicando um PPR mais justo. O dia 12 de fevereiro daquele ano é um símbolo da coragem e da luta por direitos. Naquela ocasião, em uma assembleia de trabalhadores, funcionários da Randon e dirigentes sindicais foram duramente reprimidos pela polícia. No entanto, a repressão não foi capaz de impedir a conquista do sindicato. Como resultado dessa luta, os trabalhadores e as trabalhadoras das empresas do grupo Randon tiveram um dos maiores índices de PPR’s e ainda foi possível avançar na conquista de muitos outros direitos.

O resultado do esforço e dedicação de cada trabalhador e trabalhadora do Grupo Randon, alçou suas empresas em destaque internacional e com alta lucratividade. Com isso, o Programa de Participação nos Resultados celebrado ontem ficou da seguinte maneira:

Confira o quadro com o valor simulado para o exemplo de um salário de R$ 3.000,00.

Os índices celebrados foram possíveis graças a luta e mobilização da direção do Sindicato. O acordo é fruto das negociações do Sindicato que garante o pagamento integral do PPR aos que tiveram suspensão de contrato ou atestado médico devido a pandemia e às trabalhadoras em licença maternidade.

Além do valor do PPR, trabalhadores e trabalhadoras do grupo Randon em que a empresa tenha recuperado um valor relacionado à questão fiscal, receberão um adicional de R$ 1.500. Cada funcionário deverá observar também o resíduo rateado e as questões individuais de assiduidade para calcular o valor final de seu PPR, a partir das informações acima.