PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Conheça a trajetória de lutas da categoria metalúrgica

Diretores sindicais em movimentações por direitos. Fonte: Arquivo do STIMMME.

Neste dia 21 de abril estaremos comemorando o Dia do Metalúrgico, importante categoria que sempre esteve na luta em defesa do Brasil e de todos os trabalhadores. Conheça um pouco de sua trajetória de lutas.

As atividades metalúrgicas passaram a existir há mais de seis mil anos quando no Oriente Médio as pessoas começaram a martelar o cobre para fazer utensílios domésticos. O manuseio dos metais é um marco histórico no desenvolvimento de toda a humanidade. A partir de então, vários povos e civilizações aprenderam a utilizar os metais para suas atividades econômicas e sociais, sendo seu uso indispensável até hoje.

Com a revolução industrial no século XVIII, a atividade metalúrgica ganhou grande projeção. Formaram-se as grandes indústrias, onde eram empregados ferreiros, armeiros e pessoas que tivessem conhecimento das ligas metálicas e de como trabalhar o metal. Nesta época, os trabalhadores começaram a ficar cada vez mais unidos no processo produtivo e enquanto classe. Surgiram os primeiros sindicatos, onde os metalúrgicos se destacaram nas mobilizações na luta por direitos. As principais reivindicações eram pela redução da jornada de trabalho – que chegava a 14 horas diárias; condições dignas de trabalho nas fábricas e melhores salários.

Em Caxias do Sul, o ramo metalúrgico já esteve presente nas primeiras décadas de ocupação de imigrantes italianos, através de forjas e ferreiros. Foi a partir de 1920 que começaram a surgir as primeiras indústrias mais estruturadas. Desde então, os metalúrgicos fazem parte de uma das mais numerosas e organizadas categorias de trabalhadores da nossa região. 

Com o surgimento do Sindicato dos Metalúrgicos, em 1933, a categoria teve cada vez mais força na luta pelos seus direitos. A história apresenta inúmeros momentos em que a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras junto a ação do Sindicato trouxeram importantes conquistas, deixando marcas permanentes na trajetória do movimento operário da região. Em um exemplo, no dia 12 de fevereiro de 2010 ações na luta por um PPR justo no grupo Randon foram duramente reprimidas. Mesmo assim, a coragem e luta do Sindicato persistiu e conduziu importantes conquistas em direitos até hoje vigentes.

O Sindicato dos Metalúrgicos reafirma a importância dos metalúrgicos e metalúrgicas para o desenvolvimento de toda a região. São homens e mulheres que desempenham um papel fundamental na história das lutas operárias e políticas de todo o país. Através das suas mãos, Caxias do Sul e região ganhou visibilidade nacional no setor produtivo em diferentes segmentos. Assim, é indispensável a defesa de seus interesses através da luta sindical, para conquista de direitos e valorização do trabalho.