Departamento Feminino
- O Departamento Feminino do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos foi criado em 1989.
- Claraci Severo foi a primeira diretora do Departamento e, de acordo com relatos oficiais, também a primeira mulher a integrar a direção executiva do Sindicato. Ela era operadora de máquinas da empresa Eberle.
- A partir da década de 1990, o número de mulheres atuantes na direção do Sindicato deu um salto.
- Mari dos Santos Nery assumiu o Departamento em 1996 e ficou até 2005.
- Em 2005, Eremi Melo assumiu a direção do Departamento Feminino. Hoje o cargo de coordenadora é de Liziane de oliveira Cavalli Borges, trabalhadora da empresa Marcopolo.
- A criação do Departamento Feminino foi um marco importante porque ele representa um espaço conquistado pelas mulheres para fazer suas lutas específicas e participar da luta de classe. É o rompimento de uma barreira, pois coloca as mulheres em espaços predominantemente masculinos.
- O Sindicato é o melhor lugar para as mulheres reivindicarem seus direitos no trabalho. Quanto mais mulheres se associarem ou integrarem grupos diretivos, maior será sua força e representatividade.
- “Diferenças sim, desigualdade não”.
Departamento feminino do Sindicato: há 26 anos lutando pelas mulheres metalúrgicas
“A criação do Departamento foi um marco importante porque ele representa um espaço conquistado pelas mulheres para fazer suas lutas específicas e participar da luta de classe. O Sindicato é o melhor lugar para as mulheres reivindicarem seus direitos no trabalho. Quanto mais mulheres se associarem ou integrarem grupos diretivos, maior será sua força e representatividade”, destaca a diretora do departamento Liziane Cavalli Borges.
Conheça as integrantes do departamento:
Coordenadora: Fernanda dos Santos Medino
Vice-coordenadora: Liziane de Oliveira Cavalli
Vice-coordenadora: Melissa Clarinda Barp
Cristiane de Oliveira
Lisandra Fagundes Nunes
Elen Caroline Pacheco
Amelia Terezinha da Silva
Ana Clara Mendes de Melo Sodré
Maria Vonete Santos da Silva
Ludimara Cardoso Pereira
Maria Aparecida Paulino
Marta Fernandes Cordeiro