PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Dissídio 2021: patronal oferece menos que a inflação e categoria segue mobilizada

Após a crescente movimentação do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região em frente às fábricas nesta Campanha Salarial, uma nova rodada de negociação em relação ao dissídio 2021 ocorreu nesta manhã (16/06).

Desde abril o Sindicato vem se movimentando em torno das pautas do dissídio deste ano. No centro das discussões está a recuperação do poder de compra da categoria, tendo em vista o cenário de grande inflação que está corroendo os salários e desestimulando a economia local. Enquanto as empresas acumulam lucro recorde, os trabalhadores e trabalhadoras sentem os efeitos do arrocho salarial histórico: salários defasados, inflação em alta nos principais produtos da cesta básica e aumento exponencial no custo de vida.

Os patrões seguem insensíveis ao cenário enfrentado pelos metalúrgicos e metalúrgicas e suas famílias. Nessa nova rodada de negociações, representantes do Simecs apresentaram uma oferta de reajuste salarial abaixo do índice de inflação e ainda desconsideram as demais pautas aprovadas pela categoria. Sem acordo, o clima entre os diretores sindicais é pela continuidade das mobilizações em torno dos 10% de aumento salarial.

Além dos 10% de aumento nos salários considerando a inflação da data-base mais percentual de aumento real, a campanha “Para economia andar. Vacina e aumento já!” reivindica a instituição do triênio, considerando a alta rotatividade nas empresas da região; auxílio-creche para filhos de trabalhadores e trabalhadoras, considerando o direito à criança; diminuição do valor pago pelo vale-transporte; adicional de insalubridade em grau médio para funções relacionadas à fábrica; salários iguais entre homens e mulheres no exercício da mesma função profissional; elevação do piso salarial em R$ 3.000,00; responsabilidade da empresa na lavagem de uniformes, em vista a saúde e bem-estar do trabalhador.

A expectativa é que a união, mobilização e luta da categoria seja o diferencial para conquistar um dissídio justo. Junto às ações nas portas de fábricas, movimentação dos diretores sindicais e presença na rádio, televisão e redes sociais, o Sindicato convoca os metalúrgicos e metalúrgicas a serem protagonistas desta luta. No próximo sábado (19/06), às 9h30min, está convocada assembleia geral virtual, onde a categoria decidirá junto ao Sindicato os rumos da campanha salarial. Será através do aplicativo virtual Zoom, com transmissão no Facebook do Sindicato.

As mobilizações seguirão e agenda de luta do Sindicato se intensificará para conquistar um dissídio justo e digno para os metalúrgicos e metalúrgicas de Caxias do Sul e região. A direção do Sindicato não medirá esforços na luta pelos interesses da categoria.