PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

É necessária a união de todos pela democracia

No mês que marca a Independência do Brasil e acontecem discussões sobre diferentes visões de pátria, vale lembrar que o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região, em seus quase 90 anos de história na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores, sempre esteve também nas lutas pelas garantias democráticas.

O direito à livre expressão e manifestação, a possibilidade de participar da vida do país e de poder opinar sobre as decisões dos diferentes governos são questões fundamentais para os trabalhadores e trabalhadoras. A partir deste ambiente democrático é possível construir possibilidades reais de alcançar uma vida digna para quem realmente gera as riquezas da nação.

O que acompanhamos no Brasil atualmente é um quadro lastimável. Em plena pandemia mundial, o país também enfrenta uma crise política, econômica e social que vem degradando a condição de vida da população. Temos um presidente que não busca criar consenso, que não se importa com a situação de vida de milhares de brasileiros desempregados, que não tem tido acesso à alimentação, ou que mesmo trabalhando, o salário não tem sido suficiente para garantir a dignidade para si e sua família.

Além de tudo, Bolsonaro divide o país e prega ódio a quem discorda de qualquer uma de suas decisões. Suas posições e ações tem levado o Brasil para o abismo e o povo, construtor dessa jovem democracia, não pode enxergar isso e ficar de braços cruzados. Como pontua a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em nota, é necessária uma ampla união de todos aqueles que estão preocupados com a situação do país para derrotar essa política que vem nos destruindo. O Sindicato dos Metalúrgicos estará comprometido com essa luta, pois é na garantia da democracia que os trabalhadores e trabalhadoras tem a possibilidade de conquistar suas bandeiras. Estaremos nas ruas em todas as oportunidades que tivermos para defender esse principal objetivo: a democracia!