PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Em audiência, Sindicato dos Metalúrgicos pede a reintegração dos 120 demitidos na Brinox

Na segunda-feira, 13 de abril, o Grupo Brinox demitiu 115 trabalhadores e outros cinco durante o mês de abril. Configurada demissão em massa, o Sindicato dos Metalúrgicos fez um requerimento de mediação administrativa. A audiência virtual da Justiça do Trabalho ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22 de abril.

Essa foi a primeira audiência virtual da Justiça do Trabalho de Caxias do Sul.

Reintegração dos trabalhadores

O Sindicato dos Metalúrgicos pediu para que todos os trabalhadores fossem reintegrados. “A empresa precisa ter responsabilidade. A demissão em massa causa um impacto social muito grande. Esse é o pior momento para uma empresa agir dessa forma”, avaliou o presidente da entidade dos trabalhadores, Assis Melo.

O Juiz Rafael da Silva Marques, que mediou a audiência, fez uma proposta que foi aderida pelo Sindicato. “O Sindicato aceitou a proposta do Juiz, que é bem parecida com a nossa. A proposta é pela manutenção dos empregos. Todos voltam, ficam com o contrato suspenso por 90 dias. Depois há mais 90 dias com garantia de emprego. Nos primeiros 60 dias, a empresa paga 30% do salário e 50% no terceiro mês. Nos primeiros 60 dias, a outra parte do salário é paga conforme a Medida Provisória. No período de garantia, fica valendo a remuneração normal”, explica Assis Carvalho, advogado do Sindicato.

Uma nova audiência, também virtual, está marcada para segunda-feira, 27 de abril.