PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Em defesa do SUS: A saúde ainda é, e será sempre prioridade

O Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a pouco mais de 30 anos. Uma construção de união de pessoas comuns, em suas comunidades, desde o mais longínquo campo, passando pelas cidades, até o extremo sertão deste país, reunindo em conjunto profissionais de saúde, acadêmicos, sindicatos de trabalhadores, empresários, quilombolas, indígenas, sintetizando um sistema universal de saúde para todos e todas.

Mas o SUS não se firmou completamente: apesar de sua extrema importância, agora revelada na pandemia de COVID-19, sofre sistematicamente ataques pelo seu sucateamento e falta de financiamento, com a imposição de teto de gastos por 20 anos. Ainda há interesses em se “vender” a saúde, por consultas a R$ 10,00 para a iniciativa privada, terceirizar os serviços de saúde à empresas e muitas destas ligadas a “sócios e amigos de políticos” que exploram os trabalhadores e fazem dos atendimentos em UBS e UPAS seu lucro. Depois se retiram na calada da noite, não cumprindo o contrato com prefeituras e órgãos governamentais, deixando somente passivos trabalhistas e sucateamento de prédio e equipamentos públicos.

Pesquisa recente do IPO-RS (Instituto de Pesquisa de Opinião) de 02 de setembro de 2021 aponta que 80,3% da população utiliza o SUS, entre uso exclusivo dos serviços do SUS e/ou intercalado com serviços de clínica conveniada/particular. Em caso de internação hospitalar, de cada 10 gaúchos 8 irão utilizar os serviços do SUS.

Os que usam os serviços do SUS 65,8% se dizem satisfeitos, entre avaliação de ótima e boa.

A pesquisa aponta também, a preocupação diante das sequelas, clínicas, físicas e mentais que irão surgir num breve futuro e como manter a estrutura do SUS para este fim.

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul, sempre preocupado com a categoria e seus associados, participa constantemente de campanhas de saúde, tendo como bandeira a permanência do SUS, público, gratuito, financiado e fortalecido. O Sindicato sempre foi protagonista participando ativamente de conferências, congressos e seminários de saúde, tendo como norte a defesa da e sustentação da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e a defesa da vida.

Assim, se aproxima a Conferência Municipal de Saúde de Caxias do Sul, que será nos dias 10 e 11 de Setembro de forma híbrida (on-line e presencial) no auditório do Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG seguindo os protocolos sanitários. Evento o qual, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e região produziu documento com demais entidades defendendo prioridades de saúde para os trabalhadores e trabalhadoras e população de usuários.

Defender a vacinação, a vida, a saúde deve ser uma prioridade constante.

Departamento de Saúde e Condições de Trabalho

Com informações:
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
IPO-RS
Conselho Municipal de Caxias do Sul