PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Entidades se unem na prevenção do coronavírus  

O SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul), o Sindicato dos Metalúrgicos e a Secretária do Trabalho e Emprego do Ministério da Economia estiveram reunidos hoje (16.03) para discutir os impactos e as ações preventivas que possam auxiliar no combate a proliferação do Covid 19 em Caxias do Sul e região.

A união de esforços entre as entidades resultou na criação de um Comitê, que atuará na definição de medidas preventivas e de ações efetivas para os próximos dias. As primeiras orientações do Comitê para as empresas são:

– Distribuição de álcool gel, disponibilização de sabonete e tolhas descartáveis;

– Higienização dos transportes;

– Priorização de ambientes arejados;

– Extensão dos turnos de refeições para reduzir aglomerações;

– Cancelamento de viagens nacionais e internacionais;

– Adoção das orientações do Ministério da Saúde;

– Incentivo de campanhas de vacinação da gripe;

– Cancelamento de eventos que promovam aglomeração de pessoas (o SIMECS e o Sindicato dos Trabalhadores já cancelaram sua agenda de eventos para os próximos 15 dias);

– Acompanhamento diário do assunto de forma a permitir tomada decisão imediata;

– Em caso de sintoma, procurar o médico da empresa.

As entidades também estão promovendo ações voltadas para a saúde pública. Para isso, um documento será entregue junto ao governo local, solicitando aumento de recursos para o combate ao coronavírus e propondo o destravamento do teto de gasto com a saúde. O grupo ainda irá sugerir a criação de um comitê estratégico com profissionais da saúde do município para estruturar uma junta médica.

Estiveram presentes na reunião o presidente do SIMECS, Paulo Spanholi, o Vice- Presidente do SIMECS, José Paulo Medeiros, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, o Gerente do Ministério do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Vanius Corte e executivos do SIMECS e Sindicato dos Metalúrgicos.

Foto: Divulgação – Simecs