PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Esclarecimentos sobre o Feirão de Empregos

Preocupados com a situação de desemprego no Brasil, o Sindicato dos Metalúrgicos, a Futuro Recursos Humanos e a Mecatec estudaram uma forma de auxiliar as pessoas que estão em busca de emprego. Foi assim criado o Feirão de Empregos, com o objetivo de agilizar contratações, desburocratizando o sistema, além de oferecer oportunidade de qualificação aos trabalhadores e trabalhadoras.
.
Há cerca de dois meses uma equipe iniciou a estruturação do Feirão, onde o Sindicato disponibilizou seu espaço para a realização da ação, a Futuro reuniu todas as vagas disponibilizadas pela agência (200 vagas) e a Mecatec abriu 225 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes.
.
No sábado, 14 de março, o Feirão foi realizado e 1001 currículos foram recebidos. Uma breve entrevista foi realizada com cada candidato e candidata. Para quem não tinha o currículo em mãos, ou tinha dúvidas na elaboração, foi possível resolver essas questões com o auxílio do projeto Currículo Solidário.
.
Todos e todas chegaram na mesa de entrevista com o currículo em mãos e todas as informações preenchidas.
.
.
➡️ DIVULGAÇÃO
Em todas as divulgações do Feirão, sempre ficou claro que haveria 200 vagas para serem preenchidas pela Futuro Recursos Humanos. As vagas estavam disponibilizadas em três murais durante o evento. Antes mesmo de pegar a senha, o candidato ou a candidata poderia visualizar as vagas abertas.

➡️ SELEÇÃO
Nesta segunda-feira, 16 de março, a agência Futuro está separando os currículos de acordo com as áreas e já realizando o agendamento de entrevistas. Durante esta semana e a próxima, os selecionados irão ser acionados para entrevista diretamente na empresa contratante.
.
As 200 vagas devem ser preenchidas pelos candidatos do Feirão. Os demais currículos ficam cadastrados no banco da agência. Deve ser salientado que os demais candidatos podem ser chamados nos próximos dias e meses para preenchimento de vagas abertas a partir deste momento.
.
Ressalta-se que, em nenhum momento, foi divulgado que os candidatos já sairiam do Feirão empregados, visto que as empresas contratantes também querem realizar sua própria entrevista. O papel da agência é realizar o recrutamento e fazer a seleção entre os candidatos que mais se encaixam as exigências patronais.
.
.
➡️ SORTEIO DOS CURSOS
Para quem tinha interesse somente nos cursos, a ação foi agilizada com a plataforma on-line da Mecatec, onde era possível realizar o cadastro, sem necessidade de ficar na fila.
.
Durante o Feirão, 2 mil cadastrados foram feitos para o sorteio dos cursos profissionalizantes.
.
A Mecatec irá realizar o sorteio no próximo sábado, 21 de março. A divulgação será feita pela escola, em suas redes, e replicada pelo Sindicato.
.
.
➡️ AÇÃO
Ciente de que poderia haver uma grande demanda, a equipe de organização do Feirão solicitou a parceria de diversas outras entidades. Por meio desta nota, agradecemos as equipes do Samae, que disponibilizou água gelada aos candidatos durante todo o evento; à Secretaria da Saúde, que disponibilizou uma ambulância para atender qualquer intercorrência; à Secretaria de Trânsito, que por segurança fechou parte da rua; além dos mais de 30 voluntários que trabalharam, incansavelmente, para a realização da ação.
.
.
Desejamos que, em breve, os candidatos realizem o sonho do tão esperado emprego. De nossa parte, as ações estão sendo efetivadas.
.
Futuro Recursos Humanos
Mecatec Cursos Profissionalizantes
Sindicato dos Metalúrgicos