PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Flavio Dino é o convidado especial da quinta live da campanha

Governador do Maranhão debate com Assis Melo, Márcio Pochmann e Valéria Morato alternativas para crise econômica, sustentabilidade das empresas e proteção aos empregos

A quinta live da Campanha #NãoDemita: Proteja Os Empregos e a Vida ocorre na próxima terça-feira, 28 de julho, às 19h, na página do Facebook do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região (https://www.facebook.com/sindicato.metalurgicoscaxias/). Nesta edição, as presenças confirmadas para o debate são do Governador do Maranhão, Flavio Dino, do Professor do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas, Márcio Pochmann, e da Presidenta da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Estado de Minas Gerais e do Sindicato dos Professores também do Estado de Minas, Valéria Morato, assim como o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo.

A Campanha

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região lançou, oficialmente, a Campanha #NãoDemita: Proteja Os Empregos e a Vida, em junho, com o objetivo de mobilizar a sociedade no debate de alternativas e soluções para a superação da crise econômica pós-pandemia do novo coronavírus. O intuito é realizar um amplo debate com os trabalhadores, empresários, políticos e os poderes democráticos.

“Precisamos ganhar a mente e o coração dos brasileiros em torno dessa pauta para construirmos um futuro melhor para todos”, acredita o presidente do Sindicato, Assis Melo.

1ª Live

O primeiro encontro virtual ocorreu no dia 23 de junho e contou com a presença do Deputado Federal Orlando Silva, do Senador Paulo Paim, do professor e economista David Fialkow Sobrinho, da Secretaria da Mulher da Fitmetal Eremi Melo e do presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil Adilson Araújo. A live comandada por Assis Melo, contou com mais de mil e setecentas visualizações, e teve participações de outros sindicatos, federações e políticos que manifestaram o apoio à campanha. Desde, então, outros quatro encontros ocorreram virtualmente para discutir o tema.

“Precisamos criar ações que garantam a sustentabilidade das micro, pequenas e médias empresas, assim como formas de preservação dos empregos. Sem isso, não há economia que se sustente. O Governo, infelizmente, não dá o suporte necessário, investindo muito pouco nessa questão. Não queremos ver a miséria crescer dia a dia no nosso país. É hora de unir forças para construir soluções que preservem a saúde, e PROTEJAM os EMPREGOS, além de assegurar uma RENDA BÁSICA digna para os desempregados e autônomos, e medidas para SOBREVIVÊNCIA das empresas”, ressalta o presidente.

Manifesto

O manifesto está disponível no site https://protejaoempregoeavida.com.br/ e pode ser assinado por pessoas físicas, jurídicas e entidades. Diversas delas já declaram apoio à Campanha, como é o caso da Fitmetal e da Fetim Bahia.