Sexta-feira, 30 de Julho de 2010

Notícias

Notícias

Notícia Principal

CTB e centrais realizam plenária para organizar a luta pela valorização do Piso Regional

“Todos sabemos a importância do piso salarial regional para fortalecer o processo negocial das categorias de trabalhadores, da defasagem do piso gaúcho em relação ao salário mínimo nacional, em relação ao piso de outros estados e em relação à economia, quando se anuncia que o RS deverá ter uma safra de grãos recorde”. Assim, Celso Woyciechowski, abriu a plenária que reuniu seis centrais sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB e Nova Central), Federações de Trabalhadores (Sapateiros, Comerciários, Metalúrgicos, Agricultura, Asseio e Conservação, Saúde, Alimentação e Indústria do Carvão), Sindicatos, além dos Deputados Heitor Schuch – PSB e Raul Carrion - PCdoB.


Guiomar Vidor, Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/RS, iniciou sua fala lembrando que já se tem a dimensão da repercussão da distribuição de renda para a economia e, em particular, para os trabalhadores, à medida que gera renda e induz o processo de desenvolvimento. Isso fica claro ao perceber a forma como o país enfrentou a crise com altivez, com um mercado interno aquecido.


“O Rio Grande do Sul está de costas para o projeto nacional de incentivo ao crescimento econômico, geração de emprego e distribuição de renda. Temos um governo na contramão, que se orgulha de não gastar, o que significa dizer que se orgulha de não investir no trabalhador”, garantiu Guiomar Vidor. Ele lembra ainda que, desde seu início, o Governo Yeda teve em vista acabar com o Piso Regional, ou pela Lei, ou pela ausência de reajuste.


“O Governo não conseguiu reunir força política para acabar com o Piso pela Lei, por isso segurou os reajustes que, através da defasagem tenta enterrá-lo. É um governo que envergonha a sociedade gaúcha, por isso a reconstituição do valor original do Piso Regional é a grande proposta que, no nosso entendimento, deve ser a bandeira unificadora para grandes atividades das centrais sindicais”, sentenciou Vidor.


A atividade, que aconteceu na Assembléia Legislativa do RS, teve uma apresentação de Ricardo Franzói, do Dieese, que apontou a involução do piso gaúcho em relação ao salário mínimo nacional. “Quando criado, em 2001, o Piso do RS representava 1,28 salários mínimo nacional. Hoje a diferença entre um e outro é de R$ 1,00 e, ao contrário do que empresários afirmam, o Piso Regional não gera nenhum impacto negativo no nível de emprego, considerando que o número de trabalhadores no mercado formal cresceu 27,18%, no período de vigência do Piso, entre 2001 e 2008”, afirmou Franzói.


O Projeto de Lei 262/2009, do Deputado Heitor Schuch, que propõe a antecipação da data-base do Piso Regional para 1º de janeiro, vinculando-o ao reajuste do Salário Mínimo Nacional, com isso facilitando o processo de negociação, irá à votação na tarde de amanhã. O Deputado enfatizou que “as centrais sindicais fazem falta quando se ausentam da Casa Legislativa, entretanto, quando lá estão, fazem toda a diferença”, numa clara convocação dos sindicalistas para pressionar os deputados.


Raul Carrion reforçou o argumento de que o Brasil saiu rapidamente da crise por ter um projeto de promotor do mercado interno e redistribuição de renda. “A rápida reconstituição do país diante da crise mundial aconteceu não é porque Deus é brasileiro, mas porque o Estado brasileiro vem se comportando como fomentador da economia”.


Amanhã, 17 de março, às 15h, as Centrais Sindicais terão audiência na Casa Civil e, durante toda a tarde, os sindicalistas deverão lotar as galerias da Assembléia Legislativa para acompanhar a votação do PL 262/2009. Na quinta-feira, dia 18, 9h, a audiência será com a presidência da Assembléia Gaúcha e, após os dirigentes farão nova reunião para definir estratégia e táticas para alcançarem o reajuste reivindicado de 13,03%.

Sônia Corrêa
Jornalista – Mtb 14.178
 

 


Enviar Comentário
Mais Notícias

Mais Notícias

notícia 02
29/07/2010
Ruído no trabalho pode causar surdez definitiva

A exposição a ruído excessivo pode ocasionar perda da audição…

notícia 02
29/07/2010
Fiscalização do Ponto Eletrônico começa dia 26 de agosto

Foi publicada nesta terça-feira (27), No Diário Oficial da União, a Instrução…

notícia 02
27/07/2010
Arrecadação do FGTS cresce 158,4%

FGTS arrecada R$ 5.8 bi líquidos em 2010. "O FGTS é mais uma ferramenta de proteção…

notícia 02
24/07/2010
Dissídio dos metalúrgicos continua indefinido

 

Não houve acordo no dissídio dos metalúrgicos. Em assembleia realizada…

®2009. Todos os direitos reservados.
Sindicato dos trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul e região.
BiTS - Business IT Solutions
ilume Comunicação Integrada