Sexta-feira, 10 de Setembro de 2010

Notícias

Notícias

Notícia Principal

21 de Abril é Dia do Metalúrgico

Poucas pessoas sabem, mas o mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, além de alferes e dentista prático, era ferreiro. Pelo exemplo de luta, tornou-se o patrono dos metalúrgicos e, por isso, 21 de abril, que é feriado nacional e Dia de Tiradentes, é também é o Dia do Metalúrgico.

 

A metalurgia surgiu em 3.700 anos AC, quando sumérios e egípcios desenvolveram a fundição do ouro e da prata. Em 1730, desenvolveu-se, na Inglaterra, a técnica de fundição de zinco e, dez anos depois, o inglês Benjamim Huntiman inventou o processo de fundição do aço.

 

Os metalúrgicos brasileiros têm um histórico intenso de lutas sindicais, e foi a partir delas que os direitos trabalhistas ganharam força. Além disso, essas mobilizações são apontadas como essenciais na formação do Partido dos Trabalhadores, a partir de 1979, e da Central Única dos Trabalhadores, fundada em agosto de 1983. O presidente Lula fazia parte dessa classe de trabalhadores, e se projetou pelas suas conquistas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.




Enviar Comentário
Mais Notícias

Mais Notícias

notícia 02
02/09/2010
Sindicato ficará fechado segunda e terça-feira

Sindicato não terá atendimento nos dias 6 e 7 de Setembro
O Sindicato dos Trabalhadores…

notícia 02
31/08/2010
Brasil mantém recorde de empregos gerados em 2010

Em julho de 2010, foram gerados no Brasil 181.796 novos empregos com carteira assinada, aumentando…

notícia 02
27/08/2010
SORTEIO DA CONFEDERATIVA: Ganhador de carro zero é de São Marcos

O ganhador do carro zero quilômetro no sorteio da Contribuição Confederativa…

notícia 02
24/08/2010
ELEIÇÕES 2010: Nova pesquisa mostra Dilma com 18 pontos de vantagem sobre Serra

Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta terça-feira (24) mostra a presidenciável…

®2009. Todos os direitos reservados.
Sindicato dos trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul e região.
BiTS - Business IT Solutions
ilume Comunicação Integrada