Sexta-feira, 10 de Setembro de 2010

Notícias

Notícias

Notícia Principal

Sindicato promove seminário sobre saúde do trabalhador

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realiza nesta quarta-feira (28 de abril) o II Seminário de Saúde do Trabalhador. O evento será realizado no Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a partir das 8h da manhã, e deve se estender até o início da tarde.


O evento é voltado para profissionais e estudantes na área da saúde, trabalhadores, dirigentes sindicais e empregadores. Mas é aberto à comunidade em geral. Não é necessário inscrever-se previamente. Basta apresentar-se no dia com meia hora de antecedência. A entrada é gratuita.

 

Serão debatidos temas relacionados ao impacto do trabalho na saúde dos trabalhadores; a saúde mental; e o percurso dos trabalhadores afastados das fábricas em decorrência de adoecimento psíquico.


Confira a programação:

8h – Credenciamento


8h30 – Mesa de abertura


9h - “O mundo do trabalho e os impactos na saúde do trabalhador”
Palestrante:  Marco Antônio G. Pérez – médico sanitarista e do trabalho
Debatedor: Jorge Antonio Rodrigues, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos
Mediadora: Dolores Sanches Wunsch, assistente social e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho (NEST)

10h30min “O trabalho e a saúde mental: realidade atual e perspectivas”
Palestrante: Álvaro Roberto Cespo Merlo, médico do trabalho e professor da faculdade de Medicina da UFRGS
Debatedora: Ana M. Mezzomo Bedin, enfermeira do trabalho e coordenadora do CEREST/Serra Caxias do Sul
Mediador: José Enio Fontoura de Andrade, médico do trabalho do CEREST/Serra


11h45min – “O percurso dos trabalhadores afastados da fábrica em decorrência do adoecimento psíquico: caminhos e descaminhos dos trabalhadores automotivos em Betim (MG)”
Palestrante: Maria Regina Greggio, psicóloga do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Betim (MG)
Mediadora: Cleusa Maria da Rocha Vieira, psicóloga e coordenadora do Programa de Saúde Mental do Sindicato dos Metalúrgicos e do Sindicato dos Comerciários


Enviar Comentário
Mais Notícias

Mais Notícias

notícia 02
02/09/2010
Sindicato ficará fechado segunda e terça-feira

Sindicato não terá atendimento nos dias 6 e 7 de Setembro
O Sindicato dos Trabalhadores…

notícia 02
31/08/2010
Brasil mantém recorde de empregos gerados em 2010

Em julho de 2010, foram gerados no Brasil 181.796 novos empregos com carteira assinada, aumentando…

notícia 02
27/08/2010
SORTEIO DA CONFEDERATIVA: Ganhador de carro zero é de São Marcos

O ganhador do carro zero quilômetro no sorteio da Contribuição Confederativa…

notícia 02
24/08/2010
ELEIÇÕES 2010: Nova pesquisa mostra Dilma com 18 pontos de vantagem sobre Serra

Pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta terça-feira (24) mostra a presidenciável…

®2009. Todos os direitos reservados.
Sindicato dos trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul e região.
BiTS - Business IT Solutions
ilume Comunicação Integrada