
23/06/2010
A Randon Implementos e Participações, de Caxias do Sul, confirmou ontem a venda de 1.150 vagões ferroviários para a Mitsui Rail Capital Participações, do grupo japonês Mitsui & Co Ltd. O contrato é o maior da empresa gaúcha desde que ingressou no segmento ferroviário em 1998 com o lançamento do modelo transtrailer.
Este é o segundo contrato assinado entre as empresas neste ano. O outro negócio é de 300 vagões para o transporte de grãos pela Multigrain na malha ferroviária Centro-Atlântica, concessão da Vale. O diretor industrial Celso Santa Catarina acrescenta que, no momento, a Randon também está produzindo e entregando o lote de 229 vagões modelo hopper de bitola larga à Rumo Logística.
O diretor-executivo Norberto Fabris destaca que o porte do negócio confirma o acerto da decisão estratégica da empresa de operar também no segmento ferroviário, que tende a ganhar cada vez mais importância na malha de transporte brasileira. A integralidade do contrato deverá ser cumprida até junho de 2011.
Com esta última transação a Randon mantém sua participação no mercado ferroviário doméstico, que é da ordem de 30% da produção de vagões de carga do Brasil. Em 2009 a empresa gaúcha entregou 314 unidades em alta de 314% sobre o ano anterior. Em recente encontro empresarial o diretor corporativo e de relações com investidores da Randon, Astor Schmitt, projetou a venda de 1,5 mil unidades em 2010.
A Iochpe-Maxion, de Cruzeiro, SP, que lidera o mercado nacional, consolida até este momento a venda de 2.144 vagões para entrega neste ano e mais 2.058 para 2011, totalizando em carteira 4.202 unidades. Seu mais recente contrato foi com a MRS Logística para a entrega de 344 vagões de setembro a dezembro deste ano. Em valores os pedidos representam receita de R$ 455 milhões para este ano e R$ 398 milhões para 2011.
Adicionalmente a essas encomendas a empresa continua negociando a venda de mais 3.126 vagões, dos quais 1.144 para entrega em 2011 e 1.982 para 2012. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, no ano passado foram produzidos 1.022 vagões, em queda de 80% sobre 2008. A expectativa para este ano é ficar próximo dos 5 mil.
Fonte: Roberto Hunoff
Jornal do Comércio - RS
Assista na TV Metalúrgico: Assédio Moral Invensys: http://t.co/WK8Ik4aH via @youtube
Enviei um vídeo do @YouTube http://t.co/YSxuPqqQ TVM 2012 02 07 Assédio Moral Invensys