PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

LER/DORT: prevenir é a melhor solução

card_ler_dort-01 (1)

O dia 28 de fevereiro, que este ano caiu na terça-feira de carnaval, é considerado o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). De acordo com dados do INSS, as lesões por esforços repetitivos são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Entre os trabalhadores mais suscetíveis a desenvolver o problema estão: bancários, metalúrgicos, digitadores, operadores de linha de montagem, operadores de telemarketing, jornalistas e secretárias.

Além das atividades repetitivas, as lesões também podem ser ocasionadas pela postura incorreta devido a mobiliários inadequados e ambientes de trabalhos estressantes. A prevenção ainda é o meio mais eficaz de combater as LER/DORT, pois sua cura, tratamento e reabilitação são demorados, tem alto custo e, quase sempre, irreversíveis.

A realidade sobre o problema no mercado de trabalho também é preocupante. “O que se percebe aqui no Sindicato é que as pessoas acometidas dessas lesões, por esforço repetitivo, continuam sendo dispensadas”, relata a advogada do Sindicato dos Metalúrgicos, comentando que a entidade oferece assistência médica especializada em saúde do do trabalhador e jurídica.

Alguns cuidados para evitar o problema são:

– Realizar pausas durante a jornada de trabalho, movimentando e fazendo alongamentos;

– Tente não fazer força ou pressão exagerada e repetitiva em suas atividades;

– Lembre-se de manter uma postura adequada;

– Pratique exercícios físicos;

  Evite o estresse.

Seja o primeiro a comentar em "LER/DORT: prevenir é a melhor solução"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*