PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Metalúrgicos e metalúrgicas aprovam as deliberações para Campanha Salarial 2020

O índice de aprovação foi de 97.5%

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região finalizou, na noite deste domingo, 31 de maio, a Assembleia Geral Virtual que tratou das pautas da Campanha Salarial 2020. Com 97.5% dos votos, os metalúrgicos e metalúrgicas aprovaram os itens  referentes às negociações com o sindicato patronal (Simecs).

A Assembleia realizada através do aplicativo Zoom, e transmitida ao vivo pelo Facebook, iniciou no final da tarde de sexta-feira, 29 de maio, com a leitura do edital e o anúncio do resultado da consulta virtual, feita de 25 a 29 de maio, virtualmente.

Votação da pauta

Metalúrgicos e metalúrgicas tiveram dois dias para votar sobre as deliberações da assembleia. Logo que finalizou a primeira parte da assembleia, na sexta-feira, as pautas foram colocadas em ambiente virtual para votação que seguiu até a noite deste domingo, 18h30min, pouco antes do retorno da assembleia para divulgação do resultado.

“Foram sete itens à votação. O item da contribuição para quem não é sócio teve o menor índice. Mas, mesmo assim, obteve 81.5% de aprovação. Agora, conforme os trâmites, a pauta será entregue ao sindicato patronal. Depois teremos as negociações”, explicou o presidente da entidade, Assis Melo.

Assis também comentou sobre o ambiente que se dará as negociações. “Desde 2017, quando mudou a legislação trabalhista, estamos lutando para perder pouco. A Campanha Salarial deste ano terá, provavelmente, este ritual novamente: a luta para não perder. Porque a Reforma Trabalhista liquidou muitos direitos dos trabalhadores. Nossa salvaguarda é a Convenção Coletiva. Como manter nossa Convenção. Essa questão vamos debater ao longo do mês de junho”, ressaltou o presidente.

Abrangência e data-base

O Sindicato tem em sua região de abrangência as cidades de Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha, São Marcos, Nova Roma do Sul, Flores da Cunha e Nova Pádua. A data-base da categoria é 01 de junho.

Consulta Virtual

Na pesquisa realizada de 25 a 29 de maio, metalúrgicos e metalúrgicas puderam votar em cinco propostas, de um total de 12, que deveriam ser as principais reivindicações a serem levadas à mesa de negociação com o patronal.

Os itens mais votados pela categoria na Consulta Virtual foram, respectivamente, 1 reposição salarial com índice de aumento real, 2 respeito à proteção aos empregos na vigência dos acordos coletivos firmados para o enfrentamento da pandemia, 3 valor mínimo para o Planos de Participação dos Lucros e Resultados, 4 elevação do piso da categoria como forma de proteger os empregos e 5 obrigatoriedade da realização das rescisões de contrato de trabalho no Sindicato.

1ª Assembleia Geral Virtual

Essa foi a primeira vez que a entidade realizou uma assembleia online. Desde o início da pandemia de Covid-19, o Sindicato procurou formas de continuar se comunicando da melhor forma e o mais próximo possível da categoria. “O Sindicato se atualiza, utiliza as plataformas, as redes sociais, tudo o que for possível para continuar perto do metalúrgico e da metalúrgica. Entretanto, não perde sua essência, a de luta”, ressaltou Assis.