PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Metalúrgicos aprovam proposta que garante a reposição da inflação e direitos da Convenção Coletiva por mais 2 anos

Após semanas de mobilização da direção do Sindicato em negociações com o setor patronal na busca de um acordo possível e positivo para a categoria metalúrgica neste momento de pandemia, a Campanha Salarial 2020 teve seu desfecho na assembleia virtual realizada neste final de semana. 90% dos votantes aprovaram a proposta de reposição da inflação, 2,05%, a partir de 1º de julho; e uma vitória muito importante: a garantia dos direitos da Convenção Coletiva da categoria por mais dois anos. A Convenção Coletiva dos metalúrgicos de Caxias e região assegura conquistas que o Sindicato obteve ao longo da anos de lutas junto dos trabalhadores, como quinquênio, desconto menor de transporte, pré-aposentadoria, auxílio-creche, entre outros. Ao todo, cerca de 70 cláusulas compõem a CCT.

DIFICULDADE COM A PANDEMIA

A pandemia trouxe, além da crise sanitária, a crise econômica. Muitas entidades sindicais no país não estão conseguindo sequer iniciar suas campanhas salariais. Por isso a campanha se deu em um cenário que dificulta muito a reivindicação por melhores índices sem que haja a ameaça do desemprego.

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, ciente das dificuldades, e ouvindo a categoria, optou por lutar pela reposição da inflação e defender os empregos. A grande bandeira do Sindicato desde março tem sido: defender a SAÚDE, o EMPREGO E a RENDA. O mote da campanha, que norteou as negociações foi a UNIÃO PELO EMPREGO E PELA VIDA.

Para o presidente do Sindicato, Assis Melo, o resultado foi importante. “Não era possível ir mais longe. Enquanto em alguns lugares sequer houve a abertura de campanha salarial, nós conseguimos o repasse da inflação e as cláusulas por mais dois anos. Nós tínhamos nossas reivindicações, os empresários as deles. Chegamos ao que foi possível neste momento”, avaliou o presidente.

LUTA EM DEFESA DA CATEGORIA SEGUE

O maior desafio para toda a sociedade, neste momento, segundo o Sindicato, é vencer a pandemia e proteger as pessoas. Neste sentido, o Sindicato vai intensificar suas ações em torno da campanha “Não demita: proteja o Emprego e Vida”, cujo objetivo é debater amplamente com a categoria e a sociedade saídas para a crise gerada pelo coronavírus; e seguir com as ações de fortalecimento do Sindicato e de solidariedade, com arrecadação de alimentos para os desempregados e famílias que estejam passando por necessidades.

INOVAÇÃO NA PARTICIPAÇÃO

A aprovação da proposta da campanha salarial ocorreu em uma assembleia virtual, respeitando o cuidado com a saúde dos integrantes da categoria. A proposta foi colocada para votação no sábado pela manhã e permaneceu em plataforma online disponível para votação até o final da tarde deste domingo, 19, quando foi anunciado o resultado: aprovação com 90% dos votos.

O repasse do índice nos salários deverá ocorrer, provavelmente, já nessa próxima folha de pagamento – de julho.