PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Metalúrgicos fazem primeira rodada de negociação do dissídio com sindicato patronal

A primeira reunião de negociação da convenção coletiva de 2022 da categoria metalúrgica de Caxias do Sul e região aconteceu nesta quarta-feira (08/06) às 10 horas na sede sindicato patronal das indústrias metalúrgicas de Caxias do Sul (SIMECS). Os representantes dos trabalhadores receberam a pauta apresentada pelo patronal que deverá ser avaliada pela direção nos próximos dias. O debate principal ficou concentrado no reajuste salarial. Neste ano a reivindicação do Sindicato dos metalúrgicos é de 15% de aumento considerando a previsão do índice de inflação dos últimos doze meses e a possibilidade de ganho real. Além do aumento salarial, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria metalúrgica de Caxias do Sul e região defendem a elevação do piso salarial da categoria, auxílio creche pago a pais e mães com filhos na idade adequada para o benefício, lavagem dos uniformes sob responsabilidade do empregador, equiparação salarial para homens e mulheres que exercem a mesma função e outras mais de 50 cláusulas do dissídio que visam garantir melhores condições de trabalho e regulamentar questões importantes para a categoria.

Os empresários alegaram que estão sofrendo com os aumentos da matéria-prima para a fabricação de seus produtos. No entanto, os representantes sindicais argumentaram que a inflação nos alimentos e no custo de vida dos trabalhadores e trabalhadores são prejuízos ainda maiores que colocam em risco o consumo básico do dia a dia e a dignidade de quem trabalha. Apesar das argumentações do SIMECS, o sindicato dos metalúrgicos manteve firme a posição pelo reajuste de 15% no salário e se comprometeu em seguir lutando e realizando assembleias nas portas de fábrica para mobilizar a categoria para que participe e se una ao sindicato na luta pelo reajuste salarial e por mais direitos.

Considerando que o índice oficial da inflação (INPC) da data base de junho ainda não teria sido divulgado até a referida reunião, a nova negociação está prevista para acontecer nos próximos dias. A mobilização da categoria e o apoio ao Sindicato dos Metalúrgicos é fundamental para garantir a conquista do reajuste e das demais cláusulas que buscam avanços nos direitos trabalhistas da categoria metalúrgica de Caxias do Sul e região. Acompanhe o trabalho do sindicato nas redes sociais e nos canais oficiais de comunicação e demonstre seu apoio nas fábricas e nas redes. Somos todos metalúrgicos, para conquistar precisamos estar juntos!