PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Metalúrgicos iniciam negociações do dissídio e entregam pauta de reivindicações ao SIMECS

Nesta terça-feira (12/04/2022), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Sr. Assis Melo, acompanhado de outros diretores e diretoras da entidade estiveram na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região. (SIMECS) para a entregar o documento que baseia as negociações do dissídio de 2022: a pauta de reivindicações aprovada na mais recente assembleia geral da categoria ocorrida em 19 de março.


A equipe foi recebida pelo presidente do SIMECS, Paulo Antônio Spanholi, e demais membros do Sindicato patronal, a reunião foi breve para apresentação do documento e pré-agendamento de outras rodadas de negociação. Além do aumento salarial acima da inflação, o Sindicato dos Metalúrgicos defende a elevação do piso da categoria, auxílio-creche, isenção da taxa de transporte público, lavagem de uniformes sob responsabilidade do empregador, equiparação salarial entre homens e mulheres, entre outras alterações na convenção coletiva para garantir melhores condições de trabalho para a categoria.


A expectativa é de que nas próximas semanas novas rodadas de negociação aconteçam. A diretoria do Sindicato e sua equipe de assessoria jurídica e econômica vão seguir acompanhando os índices de inflação para garantir um reajuste de acordo com o cenário econômico. Segundo o IBGE, o índice de inflação IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) tem o acumulado de 12 meses em 11,30%. Esse índice é um dos indicadores que balizam as negociações. A data-base para o fechamento das negociações é no dia 1º de junho. Maiores informações serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos.