PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

MUITOS PERIGOS VÊM POR AÍ

Captura de Tela 2019-07-08 às 15.32.52

Os direitos dos trabalhadores estão sob ataque, desde a reforma Trabalhista de Temer, em 2017. De lá pra cá, estamos vivendo período de muita resistência. Por isso, o Sindicato é tão importante. Já imaginou como seria se não existisse o Sindicato?

Está aí a reforma da Previdência, que praticamente acaba com a aposentadoria digna; a MP 881, da chamada “Liberdade Econômica”, que significa mais uma retirada de direitos e acaba até com as CIPAS em muitos casos; a liquidação de normas de segurança no trabalho, como a NR 12, que estipulava mecanismos de segurança em máquinas e equipamentos; a armadilha da MP 889, na qual ao você sacar R$ 500 do FGTS, fica por dois anos sem poder ter acesso a multa dos 40% caso venha a ser demitido, além de diminuir recursos de investimento em habitação popular para trabalhadores de baixa renda.

Sem falar na destruição sem precedentes que está ocorrendo na Petrobras, praticamente toda entregue ao capital internacional; a desindustrialização do Brasil, que amarga uma estagnação econômica sem investimento produtivo; e o sucateamento do SUS, que pode acabar com o sistema de saúde que atende os mais pobres, assim como a destruição da educação pública. Os ricos não precisam, mas nós precisamos!

Temos que refletir sobre tudo isso e estarmos mobilizados. Só a união e a luta coletiva são capazes de enfrentar todos esses perigos! Para isso, um Sindicato forte, com a participação de todos e todas é fundamental.