PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Não podemos deixar que enfraqueçam os sindicatos

Captura de Tela 2019-07-08 às 15.32.52

Todos nós já sabemos que a Reforma Trabalhista veio apenas para retirar direitos e enfraquecer os sindicatos. Não gerou empregos como prometiam, só gerou mais precariedade.

Agora, vem aí mais uma ataque: no dia 9 de outubro, um grupo de parlamentares, encabeçado pelos deputados federais Marcelo Ramos (PL-AM) e Paulinho da Força (Solidariedade-SP), protocolou na Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a Unicidade Sindical e institui o pluralismo.

Por quê isso é mais um golpe?

A palavra PLURALISMO é bonita! Porém, ao permitir a criação de mais de um sindicato numa mesma base e extinguir o conceito de categoria profissional e econômica e, ao restringir o alcance das convenções e acordos coletivos somente aos sócios dessas entidades, a proposta vai gerar enfraquecimento e a pulverização na organização da classe trabalhadora.

Imaginem se uma dezena ou mais de sindicatos pode reivindicar e disputar a representação de uma mesma categoria? Obviamente isto significa divisão e dispersão das bases, o que só beneficia o patronato.

Por isso defendemos a UNICIDADE. Com a unicidade, como é hoje, previsto no artigo 8º, inciso II, da Constituição Federal, só é permitida uma entidade sindical representativa da categoria em uma mesma base, tendo por universo mínimo o município. Isto fortalece a categoria. Dividir, enfraquece!