PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Jornal 12 de Fevereiro

A data que ficou na história

O jornal dos Metalúrgicos recebeu o nome de “12 DE FEVEREIRO” para simbolizar a importância histórica desta data para os trabalhadores. Em 2010, os metalúrgicos de Caxias do Sul protagonizaram um dos atos mais marcantes da história das lutas trabalhistas na cidade. Funcionários da Randon Implementos e sindicalistas que protestavam pacificamente em frente à fábrica, por justiça na distribuição do PPR da empresa, sofreram um golpe que não era visto desde os tempos da ditadura. Após alguns dias de manifestações e tentativas de negociação com a empresa, no dia 12 de fevereiro a Brigada Militar entrou em ação e usou de violência para coibir os protestos, deixando vários trabalhadores feridos e prendendo líderes sindicais. Entre os presos estava Assis Melo, presidente do Sindicato.

02

O fato chocou a sociedade, virou notícia nacional e se transformou em exemplo de como os trabalhadores não devem ser tratados. As cenas de pancadaria e a repressão geraram muitos questionamentos sobre o papel da polícia militar.

25

Nem mesmo o terror abalou a convicção e a união dos trabalhadores, que seguiram firmes com as mobilizações nos dias posteriores e garantiram que o PPR fosse dividido de maneira mais justa. O que foi provocado com a intenção de intimidar acabou por reforçar ainda mais o movimento.

23

A data 12 de fevereiro não pode nunca ser esquecida, para que os fatos que ocorreram não se repitam.

Edições