PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Outubro Rosa: PEC 241 impede proposta que dá acesso à mamografia a partir dos 40 anos

captura-de-tela-2016-10-17-as-10-38-10

O “Outubro Rosa” é uma campanha que visa alertar à sociedade, em especial as mulheres, sobre prevenções e tratamentos quanto ao câncer de mama. Neste ano, mais uma vez, a FITMetal participa da campanha promovendo ações entre as metalúrgicas de sua base e divulgando informações que permitam a conscientização sobre a doença e a importância da sua prevenção e detecção precoce.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

De acordo com a secretaria de Políticas Sindicais da FITMetal, Eremi Melo, nos últimos anos o Brasil avançou em algumas questões em relação à doença. Como por exemplo, com a lei que garante que toda a paciente inicie o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico e a lei que assegura a reconstrução imediata da mama. No entanto, retrocedemos na lei que dava acesso à mamografia a partir dos 40 anos de idade. A lei que está em vigor só permite o exame a partir dos 50 anos de idade.

“Um projeto que retorna para a idade anterior está no Senado para ser aprovado. Mas com a proposta do governo golpista de limitar o teto nos gastos públicos através da PEC 241 essa aprovação está ameaçada”, crítica Eremi.

Confira abaixo o vídeo em que Eremi Melo convoca as trabalhadoras e os trabalhadores para participar do Outubro Rosa e lutar contra retrocessos na saúde da mulher:

 

Fitmetal
Eremi Melo também é diretora de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região

Seja o primeiro a comentar em "Outubro Rosa: PEC 241 impede proposta que dá acesso à mamografia a partir dos 40 anos"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*