PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Sindicato promove palestra sobre Outubro Rosa e Novembro Azul

14907102_1240744882667180_6843598076346360772_n

Preocupados com a saúde do trabalhador e da trabalhadora, o Sindicato dos Metalúrgicos realizou na manhã de sábado (29) uma palestra para marcar o Outubro Rosa e o Novembro Azul. O evento “Sua saúde é uma das nossas principais bandeiras de luta!” teve como objetivo maior a conscientização e prevenção em relação ao câncer de mama e o de próstata.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, alertou que outubro e novembro são os meses em que se realizam as campanhas, mas que a prevenção deve ser feita sempre. “Essas são apenas datas. As pessoas devem se preocupar com a saúde não somente nesses meses, mas durante o ano todo. Estamos aqui hoje para aprendermos um pouco mais, porque o conhecimento ajuda as pessoas que recebem o diagnóstico de câncer superar e vencer a doença”, explica.

A biomédica Fabiane Horbach conversou sobre a saúde da mulher. Além do câncer de mama, ela alertou para outras doenças como obesidade, diabetes, colesterol e doenças sexualmente transmissíveis. “As mulheres hoje estão ficando mais doentes. Elas estão deixando de se cuidar e se preocupando com outras coisas, como o trabalho fora de casa e a família. Isso faz com que elas deixem de cuidar de si e faz com que as doenças aumentem entre elas. Apesar da vida agitada, as mulheres não podem descuidar da saúde”, enfatiza.

Os tipos de câncer que mais acometem as mulheres, segundo a especialista, são de mama, intestino e câncer no colo do útero. “Só em 2016 surgiram mais 57 mil novos casos de câncer de mama. Desses, houve morte em mais de 14 mil. Por isso, a prevenção é muito importante para que as mulheres não entrem nas estatísticas”, declara.

O urologista Fabio Pasqualoto dedicou a sua fala à saúde dos homens. Ele já iniciou ressaltando a importância do exame de toque para o homem prevenir e evitar o câncer de próstata. “Muitos homens acham um exame incômodo, mas eu garanto que é preferível fazer o exame a ter o câncer de próstata”, sentencia.

Ele explica que o câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa por não apresentar sintomas. “Ninguém sente dor. E quando sente é porque a doença já está muito agressiva, em um estágio muito avançado. Daí a importância do exame. O homem tem que se preocupar com a sua saúde e se prevenir sim. O exame deve ser feito anualmente”, complementa.

Os dois especialistas são unânimes em afirmar que o importante é ter qualidade de vida e levar uma vida saudável, que inclui atividades físicas e alimentação saudável. “Com esse conselho simples, vamos gastar menos com remédios e médicos e viver mais e melhor”, aconselha Pasqualoto.

Por isso, o sindicato está na luta contra a PEC 241, aprovada na câmara e que segue no senado como PEC 55, que congela o orçamento de gastos com a saúde.

Seja o primeiro a comentar em "Sindicato promove palestra sobre Outubro Rosa e Novembro Azul"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*