PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Pesquisa aponta que 1 em cada 3 brasileiros concorda que mulher tem culpa por estupro

na%cc%83o_merecemos_ser_estupradas

Pesquisa realizada pelo Datafolha indica que a sociedade ainda está longe de se livrar do machismo. De acordo com o levantamento do instituto de pesquisa um em cada três brasileiros concorda que a mulher vítima de estupro é, de alguma forma, responsável pela violência sexual sofrida.

De acordo com dados do estudo, que foi encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 30% afirmaram que concordavam com a seguinte afirmação: “A mulher que usa roupas provocativas não pode reclamar se for estuprada”. O percentual foi o mesmo entre homens e mulheres. A faixa etária dos pesquisados também influencia na opinião, entre idosos e adultos com mais de 35 anos e entre as pessoas com menor grau de escolaridade esse índice aumenta.

Pelo recorte regional, a região Norte aponta o maior índice (38% dos entrevistados afirmam que as mulheres têm culpa).

A pesquisa questionou os entrevistados sobre a frase “Mulheres que se dão ao respeito não são estupradas”. 37% falaram que sim. O percentual foi maior entre os homens (42%) em relação às mulheres (32%). Por outro lado, o índice dos que concordaram foi menor entre os adolescentes e jovens e entre as pessoas com nível maior de estudo. Moradores da região Sul foram as que mais disseram discordar da afirmação (30%).

 

Medo do estupro

O levantamento revelou também que 85% das mulheres entrevistadas têm medo de ser estupradas. Entre os homens, esse percentual é de 46%. O temor é mais frequente entre as adolescentes e mulheres mais jovens e entre as moradoras das regiões Norte e Nordeste do país. Segundo a pesquisa, nove em cada dez mulheres que vivem no Nordeste afirmaram ter medo de sofrer violência sexual. No Norte, o percentual é de 87,5%.

 

Medo denunciar

O Datafolha também questionou sobre a forma como as polícias lidam com as vítimas de violência sexual. 50% avaliam que a Polícia Militar não está bem preparada para atender as vítimas. Já 44% indicaram que a Polícia Civil é melhor no acolhimento das vítimas. Porém, 42% dos entrevistados discordaram disso.

 

Como identificar a violência sexual

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), violência sexual é “qualquer ato sexual ou tentativa de obter ato sexual, investidas ou comentários sexuais indesejáveis, ou tráfico ou qualquer outra forma, contra a sexualidade de uma pessoa usando coerção”.

 

Portal CTB – Com informações do UOL

Seja o primeiro a comentar em "Pesquisa aponta que 1 em cada 3 brasileiros concorda que mulher tem culpa por estupro"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*