PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Piso Regional: Empresários não comparecem à reunião com centrais e Governo

centrais_e_gov_piso_2017_1000x625

A pedido do Secretário do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (SEPLAN), José Reovaldo Oltramari, o Governo agendou uma reunião com as centrais sindicais e representantes dos empresários, nesta quarta-feira (11/1). Também participaram do encontro os secretários do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ayres Apolinário e Fábio Branco, respectivamente, e o diretor-técnico do Dieese, Ricardo Franzoi.

Para surpresa de todos, os empresários não enviaram representação. O presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, acredita que a não participação dos empresários indica que a patronal deve estar de acordo com o que for negociado entre as entidades que defendem os trabalhadores e o Governo do Estado.

“A perspectiva para 2017 apresentada pelos empresários é de retomada do crescimento econômico. Fiergs, Fecomércio, Farsul e Federasul convergem na opinião de que a economia deve ter um PIB positivo. Isto, nos coloca numa posição diferenciada da negociação passada, em que se vivia uma recessão econômica acentuada. Estamos cobrando coerência do Governo do Estado que, no ano passado, se utilizou de critérios que levavam em conta o reajuste salarial médio concedido aos pisos das categorias de trabalhadores do Estado, contempladas pelo Mínimo Regional”, defendeu Vidor.

A partir de um estudo elaborado pelo Dieese, percebe-se que o índice médio de reajustes nas negociações coletivas em 2016 foi de 8,8%. “Nossa proposta acresce a esse percentual 1,52%, referente ao índice que faltou para completar a inflação do ano passado no último reajuste. Totaliza assim um reajuste total de 10,45%, que é o que estamos pedindo ao Governo. Consideramos importante manter uma política permanente de reajuste e de valorização do Salário Mínimo Regional devido a seu impacto na economia e na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores”, afirmou Vidor.

O secretário Oltramari garantiu que até o final do mês de janeiro o Governo deve encaminhar o projeto com o índice para ser votado na Assembleia Legislativa.

 

CTB-RS

Seja o primeiro a comentar em "Piso Regional: Empresários não comparecem à reunião com centrais e Governo"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*