PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Por que a Marcopolo abandonou a Norma SA8000®?

otocha - site

As empresas costumam adotar políticas de certificação de qualidade, isso é comum em relação a produção. Mas também existe certificação quanto às questões sociais e ao respeito aos trabalhadores.

A Norma SA8000® é a principal norma de certificação social para fábricas e organizações em escala global. Ajuda organizações certificadas a demonstrar a sua dedicação ao tratamento justo dos trabalhadores nos vários setores e em qualquer país. Pois, há mais de um ano, A MARCOPOLO ABANDONOU A NORMA SA8000®!

Pelo que sabemos, a empresa mantém as certificações vinculadas a qualidade dos produtos e sistema de produção. Então, por que acabar justamente com aquela norma que visa assegurar melhores condições de trabalho e relações trabalhistas?

 

RETROCESSO

A Norma SA8000® é respeitada mundialmente por marcas e líderes da indústria, pois garante alto nível de conformidade social nas suas relações se, no entanto, comprometer os seus interesses comerciais.

A Norma baseia-se nas convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que é um órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU). Além disso, respeita, complementa e apoia iniciativas para garantir condições de trabalho éticas a mais de dois milhões de trabalhadores.

Ao abandonar a Norma SA8000®, a Marcopolo está dizendo que abandona compromissos que foram construídos ao longo de anos com seus trabalhadores e com a representação classista. Isto tem nome: retrocesso!