PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

*PROTEGER A SAÚDE, A RENDA E O TRABALHO*

Diante do avanço da pandemia do coronavírus e dos graves riscos de propagação que ela traz, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias e região levará suas preocupações centrais para a reunião com os empresários nesta quarta-feira, 18. O Sindicato quer medidas que protejam a saúde dos trabalhadores metalúrgicos e suas famílias; e a garantia da renda e dos empregos.

Outra reivindicação do Sindicato dos Metalurgicos tem caráter geral. “Solicitaremos o apoio dos empresários para propor ao governo a criação de uma modalidade especial de seguro desemprego para aqueles trabalhadores desempregados que hoje estão na informalidade”, informou o presidente do Sindicato, Assis Melo.

A proposta garantiria uma renda básica para aqueles que não estão no mercado formal de trabalho, como os motoristas de aplicativos e pequenos empreendedores, que ficarão com a renda muito prejudicada ou até sem renda por conta da proliferação do covid-19.

“Nossa prioridade é garantir a saúde dos trabalhadores; mas também temos que pensar na renda e na manutenção dos empregos neste período. É algo não previsto, uma situação que exige caráter humanitário, na qual a solidariedade e o compromisso social devem falar mais alto. Precisamos criar uma enorme corrente de solidariedade entre nós”, completou Assis Melo.