PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Saiba como funciona o saque do FGTS

Captura de Tela 2019-09-17 às 10.29.39

Você já deve saber que tem a modalidade do SAQUE IMEDIATO. Mas é só para este ano, e está valendo desde o dia 13 de setembro. Funciona assim: os trabalhadores poderão sacar R$ 500 de cada conta individual que tem no FGTS, tanto das contas ativas: que é o emprego atual com carteira assinada, ou das contas inativas: dos antigos empregos onde o trabalhador pediu demissão.

Os primeiros a receber serão os que têm conta poupança na Caixa e nasceram entre janeiro e abril. A partir do dia 27 de setembro, terão acesso ao saque os nascidos entre maio e agosto. E a partir de 9 de outubro, receberão os nascidos de setembro a dezembro.

Para quem não tem conta poupança na Caixa, o calendário de pagamento do saque imediato começa no dia 18 de outubro e vai até março de 2020, ai depende do seu mês de nascimento.
E o SAQUE ANIVERSÁRIO, o que é?

Este, só entra em vigor em 2020 e a Caixa irá divulgar as regras de liberação do dinheiro em outubro. O que já se sabe é que o trabalhador que aderir ao saque-aniversário poderá sacar um percentual do seu FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário. Mas, se aderir ao saque-aniversário, não poderá resgatar o saldo do FGTS caso seja demitido sem justa causa. O saldo ficará retido, e só receberá a multa de 40% do FGTS.

Você não precisa decidir agora se quer ou não aderir ao saque-aniversário. Você só precisará se preocupar com isso quando a Caixa divulgar as normas, em outubro, e nós estaremos passando novas informações e orientações!