PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Sala de Imprensa

6eecfdfac0e53aea41206f6904a45927

Logomarca do Sindicato dos Metalúrgicos – JPEG

PRESS-RELEASE

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região é a entidade representativa de classe dos trabalhadores metalúrgicos deste que é o maior polo metal mecânico do Rio Grande do Sul. Possui importante história de lutas reconhecida pela comunidade local e movimento sindical do estado e país (foi fundado em 1933). Seu presidente é o funcionário da Marcopolo, Assis Melo. A base de atuação do Sindicato abrange os seguintes municípios: Caxias do Sul, Antônio Prado, Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Nova Pádua.

Possui uma sede social principal localizada na Rua Bento Gonçalves , 1513, no centro de Caxias do Sul – local de fácil acesso para os trabalhadores e comunidade em geral. Nela funciona toda a estrutura dirigente principal da entidade, com suas secretarias e setores administrativos. Funciona ainda o atendimento médico e odontológico do Sindicato, que oferece dezenas de profissionais de alto padrão em diversas especialidades. A entidade tem subsedes em municípios da sua base de atuação que oferecem diversos serviços aos associados, e a Sede Campestre, uma bela estrutura de lazer para os associados e seus dependentes.

O Sindicato possui atuação intensa o ano inteiro, seja ao participar da lutas gerais dos trabalhadores e demandas da sociedade, seja na sua ação permanente em defesa dos direitos e por mais conquistas para a categoria. Esta luta tem destaque nos meses de  maio e junho por conta da mobilização de dissídio (a data-base do dissídio dos metalúrgicos de Caxias do Sul é 1º de junho). Nos últimos anos, o Sindicato tem garantido os melhores acordos do Estado para os metalúrgicos da região. Isso, evidentemente, graças à participação e mobilização da categoria.

A categoria metalúrgica em Caxias do Sul e Região soma cerca de 55 mil trabalhadores na ativa. Destes, mais de 20 mil são sócios do sindicato (nível bem superior à média nacional). A direção do Sindicato, honrando o seu compromisso com o fortalecimento da luta dos metalúrgicos em favor de uma sociedade mais justa, tem mantido esforço permanente de Sindicalização, com o objetivo do fortalecimento da entidade e sua representatividade.