PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Saúde do Trabalhador é tema de seminário na Câmara de Vereadores

Captura de Tela 2018-04-17 às 15.16.32
O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, será lembrado com o “X Seminário Saúde do Trabalhador”. O encontro será no dia 27 de abril, sexta-feira, a partir das 8h, na Câmara de Vereadores.
A atividade busca promover o debate sobre a saúde do trabalhador, dando visibilidade ao processo de saúde e doença dos trabalhadores na região. O início será às 8h, com o credenciamento, e às 8h30min a mesa será aberta. O painel “Repercussões das Reformas Trabalhista e Previdenciária na saúde do trabalhador”, com Assis Melo, dirigente da CTB Nacional e ex-deputado federal, terá início às 9h e já às 9h40min acontece o segundo painel “Acidentes do Trabalho: abordagem estatística, prevenção e responsabilidade civil”, com a participação do Juiz do Trabalho Marcelo Porto, da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul.
Às 10h30min acontece o terceiro painel, com o tema “Saúde e Trabalho após Reforma Trabalhista”, contando com a participação do Desembargador Ricardo Carvalho Fraga, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (TRT4).
O último painel do dia, às 11h10min, ficará ao encargo da fonoaudióloga e coordenadora do Cerest/Serra, Nicieli Sguissardi, com o tema “Perfil epidemiológico dos acidentes e doenças do trabalho em Caxias do Sul e Região”. Após haverá espaço para perguntas e o encerramento, previsto para 12h15min.
A atividade é voltada para profissionais e estudantes em saúde, advogados, trabalhadores, dirigentes sindicais e todos interessados nas temáticas propostas. O evento é promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador na região Serra (Cerest/Serra), Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Além disso, conta com o apoio do Sindisaúde e do Coletivo de Comunicação Alternativa.
Sobre o Cerest/Serra – é um serviço especializado e multiprofissional na área da saúde do trabalhador, que tem como objetivos desenvolver ações preventivas no âmbito dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho e oferecer retaguarda técnica ao SUS nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em Saúde do Trabalhador. O serviço funciona através de convênio entre o município e a secretaria de Saúde do RS, e integra a Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador (Renast).
SERVIÇO:
O quê? X Seminário Saúde do Trabalhador
Quando? Dia 27 de abril, sexta-feira, a partir das 8h
Onde? Na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Quem organiza? Cerest/Serra, Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região, Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, com apoio do Sindisaúde e do Coletivo de Comunicação Alternativa
Como participar? As inscrições serão feitas na entrada, a participação é gratuita e o evento é voltado para profissionais e estudantes em saúde, advogados, trabalhadores e dirigentes sindicais.
Informações: Cerest/Serra – (54) 3290.4508 / 3290.4461 – das 8h às 12h e das 13h às 17h
PROGRAMAÇÃO:

8h – Credenciamento


8h30min – Mesa de Abertura


9h – “Repercussões das Reformas Trabalhista e Previdenciária na saúde do trabalhador” – Assis Melo, dirigente da CTB Nacional e ex deputado federal.


9h40min – “Acidentes do Trabalho. Abordagem Estatística. Prevenção e Responsabilidade Civil” – Dr. Marcelo Porto, Juiz do Trabalho da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul


10h20min – Intervalo


10h30min – “Saúde e Trabalho após Reforma Trabalhista” – Dr. Ricardo Carvalho Fraga, desembargador, vice presidente do TRT 4ª Região


11h10min – “Perfil epidemiológico dos acidentes e doenças do trabalho em Caxias do Sul e Região” – Nicieli Sguissardi, fonoaudióloga e coordenadora do CEREST/Serra.


11h50min – Perguntas


12h15min – Encerramento

 

Coletivo de Comunicação Alternativa

Seja o primeiro a comentar em "Saúde do Trabalhador é tema de seminário na Câmara de Vereadores"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*