PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Segunda rodada de negociação é marcada por dificuldades para avançar nas propostas

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e do Simecs (sindicato patronal) se encontraram na tarde desta terça-feira, 07 de julho, para a segunda reunião de negociação da Convenção Coletiva. O encontro iniciou com certa relutância do patronal em debater a questão do índice de reajuste. Os patrões chegaram a afirmar que alguns associados da entidade patronal não teriam interesse de fazer acordo naquele momento. Afirmação que foi contestada pelo presidente do sindicato dos trabalhadores, Assis Melo.

“Nós insistimos em fazer um acordo. Não é possível que nos peçam para fazer mais sacrifícios do que já fizemos e estamos fazendo neste momento. Estamos fazendo um apelo à sensibilidade do patronal”, reivindicou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.

As propostas colocadas na mesa nesta terça-feira

O índice proposto pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos é a reposição da inflação da data-base, 01 de junho, que ficou em 2.05%.

“O índice não é o real, o que vemos no mercado, na conta da luz, da água, enfim, no que vemos no nosso dia a dia, mas é o índice oficial. Ao longo do tempo, a reposição da inflação ficou aquém das nossas necessidades, muito mais agora na pandemia, porém, nossa direção entende o momento, não podemos ir além disso, mas também não abrimos mão dessa reposição. Estamos pedindo somente o que é possível. Nada além disso”, ressaltou Assis Melo.

A proteção aos empregos também foi questão abordada na reunião, assim como as câmeras de segurança no local de trabalho, que causam constrangimento aos trabalhadores quando posicionadas para vigilância dos mesmos. Para este item, está sendo estudado a criação de uma comissão para criar as determinações dos locais onde elas podem ser instaladas nas empresas.

Convenção

As cidades abrangidas pela Convenção Coletiva dos sindicatos são: Caxias do Sul, Garibaldi, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua, Farroupilha e Nova Roma do Sul.