PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Sindicato dos Metalúrgicos alerta: empresas não estão cumprindo Convenção Coletiva Extraordinária que garante proteção aos emprego

Com o objetivo de proteger a saúde, os empregos e a renda dos metalúrgicos e metalúrgicas, assim como garantir a sustentabilidade das empresas durante a pandemia do novo coronavírus, um Comitê de Crise foi criado reunindo o Sindicato dos Metalúrgicos, o Simecs e a Secretaria do Trabalho. Este Comitê elaborou duas Convenções Coletivas Extraordinárias, com medidas que deveriam ser adotadas pelas empresas e pelos trabalhadores e trabalhadoras.

O debate acerca da Medida Provisória 936, referente ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, foi realizado para a construção da última Convenção, assinada no dia 23 de abril. Nesse acordo extraordinário, as cláusulas da MP foram aprimoradas com o intuito de, solidamente, proteger os empregos e a renda da categoria metalúrgica.

Entretanto, o que estamos vendo e vivenciando em Caxias do Sul e região é o descumprimento total da Convenção por parte dos empresários. Há demissões sendo feitas, diariamente, em dezenas e, até mesmo, centenas de trabalhadores e trabalhadoras nas empresas.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região julga a desconsideração total com a Convenção Coletiva extremamente grave e está denunciando, através dessa nota, a toda sociedade caxiense.

Neste sentido, chamamos a atenção dos trabalhadores para que não aceitem as demissões. A hora agora é de lutar pelo emprego. Salientamos que o Sindicato não medirá esforços para fazer valer os acordos com o patronal.

Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região

#NãoDemitam