PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Sindicato dos Metalúrgicos busca solução para demissões sem o pagamento de rescisões

fundifarporta

A pedido do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, ocorre nesta quarta-feira, às 11h, uma reunião com a direção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) na sede da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho e Emprego) com a participação do gerente regional do órgão, Vanius Corte.

A intenção do Sindicato dos Metalúrgicos é buscar, por meio da Secretaria do Trabalho, um acordo com entidade patronal para as questões que envolvem demissões de trabalhadores, sem a devida indenização do pagamento de direitos nas rescisões. Assis espera que o Simecs faça a interlocução com as empresas na tentativa de evitar que o trabalhador seja demitido sem receber verbas indenizatórias.

O caso mais recente foi a demissão de 21 trabalhadores da empresa Fundifar, de Farroupilha, onde a empresa alegava não ter dinheiro para efetuar o pagamento das rescisões, o que levou a situação a duas audiências de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, em Porto Alegre. Como não houve acordo entre as partes, a Fundifar readmitiu os demitidos até ter os recursos disponíveis para efetuar os pagamentos.