PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Sindicato entrega pauta de reivindicações dos metalúrgicos ao patronal

Na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos entregou à direção do Simecs (sindicato patronal) a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2020/2021, aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária Virtual da categoria, que foi realizada entre 29 a 31 de maio.

Entre os pedidos da categoria, há a solicitação para atenção especial nas seguintes questões: respeito à proteção ao emprego, cláusula inclusa na Convenção Coletiva Extraordinária elaborada para o período de pandemia, reajuste a valorização salarial, elevação do piso da categoria, respeito ao registro contratual CTPS, valor mínimo para Planos de Participação de Lucros e Resultados, auxílio-creche para a criança, redução na alíquota do transporte, entre outras.

“Estamos muito atentos ao que se refere a pandemia. Estamos desde março trabalhando em prol da vida, da saúde, da segurança, da proteção aos empregos e a renda dos metalúrgicos e metalúrgicas. Elaboramos, inclusive, duas Convenções Coletivas Extraordinárias. Estamos firmes no propósito de passarmos por essa pandemia com a certeza de que fizemos tudo o que foi possível pela categoria metalúrgica da nossa região. Porém, há as demais questões, que dizem respeito à categoria e, apesar da pandemia, devem ser debatidas como é o caso da Campanha Salarial. Claro que, neste momento, a pandemia traz pautas para as negociações, que talvez não precisassem ser discutidas, mas estão inseridas na pauta e farão parte das negociações. É uma negociação diferente. Mas, continua focada na valorização do metalúrgico e da metalúrgica, profissional que se mostrou ainda mais essencial neste momento para a economia de toda nossa região”, declarou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo.

Votação Virtual

As propostas, inseridas no documento, foram votadas pela categoria, virtualmente, durante quase uma semana. De 25 a 29 de maio, metalúrgicos e metalúrgicas elencaram as prioridades que deveriam ser apresentadas ao patronal

União pelo emprego e pela vida

Este é o mote da Campanha Salarial deste ano, que tem como data-base 01 de junho. As cidades abrangidas são Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Nova Pádua, Farroupilha, Garibaldi e Nova Roma do Sul.

Negociação

O Sindicato dos Metalúrgicos solicitou ao Simecs que a primeira reunião de negociação fosse realizada ainda nesta semana. O patronal ficou de verificar a agenda e confirmar a data.