PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Sindicato garante reintegração de cipeiros

Captura de Tela 2019-05-15 às 11.35.29

Trabalhadores foram demitidos em período de estabilidade

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região entrou com ações na Justiça para reaver o direito de estabilidade dos trabalhadores cipeiros que foram demitidos da Microinox e da Hidrover. Os dois metalúrgicos, que foram os mais votados pelos seus colegas para a gestão da CIPA, tiveram os seus direitos reconquistados, através das decisões judicias nas Varas do Trabalho em Caxias do Sul, no início do mês de maio.

 

Microinox

Fabiana Pontel, metalúrgica na Microinox, foi demitida pela empresa, sem justa causa, pela terceira vez, em abril deste ano. Nas três vezes, a trabalhadora foi reintegrada pela Justiça.

Quando recebeu o primeiro aviso de dispensa, em junho de 2018, Fabiana tinha sido eleita membro da CIPA para a gestão 2016/2017 e a garantia de emprego da trabalhadora era prevista até novembro de 2018. Em julho do mesmo ano, a empresa desrespeitou novamente o período de estabilidade, demitindo a metalúrgica pela segunda vez. Desta vez, a Microinox atrasou as eleições para CIPA, porém tinha conhecimento da intenção da trabalhadora em se candidatar.

Em fevereiro de 2019, Fabiana foi a mais votada nas eleições da CIPA para a gestão 2019/2020. Em abril, a empresa voltou a demiti-la.

O Juiz Rafael da Silva Marques, da 4ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, reintegrou a metalúrgica em 06 de maio de 2019.

 

Hidrover Hidráulicos

Marcelo Cardoso, metalúrgico eleito na CIPA para a gestão 2019/2020, foi dispensado da empresa em 03 de maio. Através de Mandado de Segurança, a Juíza Simone Maria Nunes, da 5ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, reintegrou o trabalhador em 09 de maio.

A Juíza afirmou que “A garantia de emprego do candidato a membro da CIPA, representante dos empregados, se inicia desde o lançamento de sua candidatura e permanece até um ano depois do final de seu mandato. Sendo incontroversa a eleição do impetrante, sua estabilidade é fato consumado, que poderá ser elidida apenas pela renúncia do trabalhador a seu mandado.”

 

Assembleia

O Sindicato dos Metalúrgicos realizou, na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, uma assembleia para os trabalhadores da Hidrover. A reintegração do colega foi um dos assuntos tratados, assim como a Reforma da Previdência e a Campanha Salarial.

1d19532b-5382-493f-877f-4bbaa3f65487

Seja o primeiro a comentar em "Sindicato garante reintegração de cipeiros"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.


*