PORTAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE CAXIAS DO SUL E REGIÃO

         

Sindicato garante reintegração de dirigente sindical demitido indevidamente

A ação do Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (STIMMME) busca conquistar direitos e lutar contra a violação de garantias já consolidadas.

Nesse sentido, a direção do Sindicato acionou a Justiça após funcionário ser demitido de forma indevida pela Soprano no dia 15/01. O metalúrgico Leomar da Silva é trabalhador da empresa desde 1989, sendo membro da direção do Sindicato, como Coordenador de Relações Intersindicais. Pela condição de dirigente sindical, a legislação assegura a garantia de emprego – salvo caso de demissão por justa causa.

De forma inesperada, Leomar foi comunicado do desligamento no dia 15/01 pela empresa. A partir da movimentação do Sindicato, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) determinou a reintegração do trabalhador em 02/02.

Imagem da reintegração do metalúrgico após decisão judicial.

O vice-presidente do Sindicato, Paulo Andrade, afirma que a sentença da justiça é uma prova que a luta do sindicato é justa. “Os trabalhadores precisam estar protegidos, a partir da união e fortalecimento da categoria. O dirigente sindical só permanece dentro da empresa porque a legislação garante isso. Os patrões não querem pessoas que lutem por direitos, fiscalizem o cumprimento da legislação trabalhista e que ouçam as demandas dos trabalhadores. Seguiremos atentos” declara.